Internacional 17.05.2023 09H27
Nicolas Sarkozy condenado a três anos de prisão
Em causa estão crimes de corrupção ativa e tráfico de influências.
O Tribunal da Relação de Paris rejeitou, esta quarta-feira, o recurso apresentado pela defesa de Nicolas Sarkozy e condenou o antigo Presidente francês a três anos de prisão.
Sarkozy foi condenado em 2021 por corrupção e tráfico de influências num caso de escutas telefónicas.
Esta quarta-feira, o tribunal manteve a sentença de três anos, sendo que dois são de pena suspensa e um de prisão efetiva que poderá cumprir em prisão domiciliária com pulseira eletrónica.
Durante três anos, o advogado e político francês fica proibido de exercer cargos públicos.
Nicolas Sarkozy, de 68 anos, foi Presidente de França entre 2007 e 2012.
Em causa estão crimes de corrupção ativa e tráfico de influências. Sarkozy foi acusado de subornar um juiz em troca de informações num processo em que estava a ser investigado relativamente ao financiamento ilegal da campanha presidencial de 2007 pela mulher mais rica da França, a herdeira da L'Oreal Liliane Bettencourt.
Nas escutas que sustentaram a acusação, Sarkozy prometeu ao magistrado um posto no Conselho de Estado do Mónaco. O ex-presidente francês foi julgado em conjunto com o antigo alto magistrado Gilbert Azibert e Thierry Herzog, advogado histórico de Sarkozy.
O tribunal disse que os factos são "particularmente graves", visto que foram cometidos por um ex-Presidente que usou o seu estatuto para fins pessoais.
c/SIC