ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nuno Gonçalves/ UMinho
Vanessa Batista

Academia 03.10.2022 22H14

Natação em destaque na Gala do Desporto da UMinho

Escrito por Vanessa Batista
Federação Portugeusa de Futebol recebe distinção especial por parceria profícua com a Universidade do Minho ao longo dos últimos anos.
Ouça aqui as declarações à RUM dos galardoados da noite.

false / 0:00

Natação esteve em destaque na 21ª edição da Gala do Desporto da Universidade do Minho. Na época desportiva 2021/2022, os atletas da modalidade conseguiram arrecadar onze medalhas de ouro, nove de prata e quatro de bronze. Por isso, o galardão de treinadora do ano foi para Maria Mimosa e o de atleta masculino para Rafael Simões, estudante de Mestrado Integrado em Medicina, que na última época conquistou a medalha de ouro, em Piscina Curta, nos 50 metros e 100 metros bruços, e nos 4x50m livres.


O prémio de atleta feminina foi atribuído a Sofia Oliveira, do Kickboxing. A estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores, conquistou a medalha de ouro no campeonato nacional universitário de modalidade e foi campeã europeia universitária.


O prémio percurso desportivo foi arrecadado por Ana Coelho, do Taekwondo. A atleta que terminou o doutoramento em Ciências da Saúde, venceu três campeonatos nacionais universitários da modalidade. A nível internacional participou nas Universíadas em 2015, onde arrecadou o 9.º lugar por equipas e o 19.º individual. Participou ainda no campeonato europeu universitário em 2019, onde alcançou o 5.º lugar.


Destaque também para a distinção especial à Federação Portuguesa de Futebol pela sua parceria profícua com a instituição minhota ao longo dos últimos anos. O prémio foi entregue ao diretor executivo da FPF, Pedro Dias. Recorde-se que o responsável esteve ligado à Universidade do Minho/Serviços de Ação Social entre 1998 e 2011.


Pedro Dias avançou que o Governo está a concluir o processo para o alargamento das unidades de apoio ao alto rendimento na escola no Ensino Superior. “Um importante apoio para que os estudantes/atletas consigam conciliar as suas duplas carreiras”, refere. O responsável lançou o repto à UMinho para que apoie este processo, de modo a implementar este programa com a maior brevidade possível. 


O presidente da Associação Académica da Universidade do Minho partilhou a vontade de fazer regressar, brevemente, o Troféu do Reitor. Trata-se de uma das maiores provas nacionais. Duarte Lopes é defensor de uma necessidade de apostar mais em desporto para que a adesão da comunidade vá além dos 318 estudantes/atletas que a UMinho tem atualmente. 


Na impossibilidade de marcar presença no evento, o reitor da UMinho foi substituído pelo pró-reitor para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais, Guilherme Pereira, que sublinhou a relevância do desporto no desenvolvimento de competências transversais como capacidade de liderança, trabalho de equipa, resiliência e motivação. Caraterísticas que os empregadores muito procuram no mercado de trabalho.


Já o administrador dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho, António Paisana, que participou na sessão à distância, frisou a recuperação em termos de praticantes na academia depois de dois anos de “grandes dificuldades”. “Tudo indica que o ano de 2022 nos colocará no caminho dos 80% dos incríveis registos dos anos de 2018 e 2019, uma percentagem prevista aliás atingir apenas em 2023, em termos de utentes inscritos, da percentagem relativa de alunos e do número de utilizações das instalações desportivas – que em setembro deste ano já ultrapassou as 110 mil”, afirma. 

Deixa-nos uma mensagem