Regional 06.02.2025 16H17
Município de Braga lança plataforma digital de aconselhamento em saúde animal
Plataforma assume um papel "essencial" no encaminhamento de casos que necessitem de assistência especializada.
O Município de Braga tem disponível, a partir desta quinta-feira, uma plataforma digital de aconselhamento em saúde animal gratuita para todos os munícipes. Trata-se de um projeto piloto que conta já com a adesão de quatro centros de atendimento médico-veterinário da cidade e a expectativa é que este número venha a aumentar ao longo dos próximos meses.
Na apresentação do projeto piloto, o vereador com o pelouro da Política Animal, Altino Bessa, referiu que esta ferramenta foi desenvolvida para permitir um contacto mais célere com médicos veterinários e promover melhores cuidados básicos para os animais de companhia.
Obviamente nós temos muitas clínicas, muitos centros de atendimento médicos veterinários, hospitais, clínicas, que estão sediadas em Braga, o que nós queremos e fazemos esse apelo, que também num ato de responsabilidade, até diria que social, perante a causa animal e desde logo os próprios veterinários, porque é essa a sua missão, também cuidar e salvar dos animais, independentemente também de ser essa a sua profissão e ser essa a forma de ganhar a vida, que possam de alguma forma dar um bocadinho do seu tempo.
Ao longo dos anos, Braga tem investido significativamente no apoio a animais errantes. Entre 2016 e 2025, foram esterilizados cerca de 5.000 felídeos, reduzindo ninhadas indesejadas e contribuindo para o controlo da população
felina.
Em 2024, através do programa CED (Capturar, Esterilizar, Devolver), foram intervencionados 586 felídeos. Este projeto também possibilitou a realização de um estudo sobre a prevalência de doenças felinas (FIV e Felv), revelando uma taxa de apenas 3% entre os gatos errantes de Braga.
No Centro de Recolha Oficial de Animais de Braga (CROA), 326 felídeos foram esterilizados em 2024, e 64 receberam apoio no âmbito da campanha extraordinária de esterilização em 2025. Além disso, o CROA registou 621 adoções e saídas de animais do alojamento no último ano. Contudo, 887 animais passaram pelo centro, incluindo cães e gatos recolhidos, entregues ou apreendidos, dos quais apenas 65 foram restituídos aos seus detentores, refletindo a baixa taxa de identificação animal no concelho (cerca de 10%).
O município tem ainda apostado em campanhas de sensibilização contra o abandono, protocolos de medicina veterinária social e a iniciativa 'Escola Amiga dos Animais', realizada em 2024 em colaboração com a Divisão da Juventude e o projeto 'Voluntaria-te'.
Para aceder à plataforma e usufruir dos seus serviços, os munícipes podem visitar o site aqui.