ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redação

Regional 23.09.2022 19H29

Movimento contra aumento do custo de vida organiza protesto em Braga

Escrito por Redação
Entre as exigências, reivindicam o aumento geral dos salários e que os lucros das grandes empresas financiem um fundo de combate à crise.
O porta-voz Domingos Veloso em declarações à RUM.

false / 0:00

‘Os mesmos de sempre a pagar’, movimento contra a especulação dos preços da habitação e dos bens essenciais, está a organizar uma concentração no centro de Braga. Este sábado, vão ser espalhadas cerca de 20 tendas na zona da Arcada, como forma de protesto em relações às rendas elevadas.


Entre as medidas reivindicadas estão a fixação e regulação dos preços dos combustíveis, da energia e de todos os bens essenciais, em particular dos bens alimentares, a “imediata” redução do IVA de 13% para os 6% no gás e de 23% para os 6% na eletricidade. 


Além disso, sugere ainda o combate à especulação imobiliária e medidas que protejam as famílias do aumento dos juros e das rendas, que os lucros das grandes empresas financiem um fundo de combate à crise, e a subida geral dos salários, reformas e pensões.


À RUM, o porta-voz Domingos Veloso explica que pretende “chamar à atenção” para a crise social associada ao agravamento do custo de vida, nomeadamente a dificuldade de emancipação dos mais jovens. “Na cidade de Braga, o aluguer de um T3 já custa pelo menos 400 euros e as políticas deste governo não estão a solucionar o problema”, refere.


Segundo o porta-voz, as famílias portuguesas “não têm condições” para suportar os gastos mensais e “já começam a ter problemas de sobrevivência”.



*Escrito por Inês Batista

Deixa-nos uma mensagem