Regional 02.07.2024 19H22
Morreu Rui Guimarães, o coronel que liderou o processo do 25 de Abril na região norte
O vimaranense, membro da Associação 25 de abril, faleceu esta terça-feira, com 81 anos, vítima de doença prolongada. A RUM entrevistou-o em sua casa em janeiro deste ano na rubrica Memória e Liberdade.
Morreu esta terça-feira, aos 81 anos, o Coronel Rui Guimarães, militar de Abril, natural de Guimarães. Vivia em Braga e foi ele o representante da região militar do Norte nas reuniões preparatórias no Movimento das Forças Armadas. O Coronel Rui Guimarães tinha sido entrevistado pela RUM em janeiro deste ano, na rubrica “Memória e Liberdade”, dedicada aos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
Em janeiro deste ano recebeu a RUM na sua residência, em Braga, para uma entrevista dedicada ao processo desencadeado na região norte tendo em vista o 25 de Abril de 1974. Sem reivindicar para si os louros de todo o processo, fez sempre questão de sublinhar que o trabalho e o sucesso da iniciativa "dependeu de um coletivo".
Nesta conversa fez também questão de sublinhar a sua preocupação com o crescimento da extrema-direita, assumindo-se como um homem que respeitava o próximo.
OUVIR ENTREVISTA COMPLETA NA RUBRICA MEMÓRIA E LIBERDADE