Cultura 20.01.2023 12H04
Minho In lança livro que "retrata a identidade das mulheres minhotas"
Maria Amália, de Vizela, amiga do escritor Camilo Castelo Branco, é uma das mulheres retratadas na obra.
‘Histórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária’ é o título do livro que nasceu de uma iniciativa do Consórcio Minho Inovação, constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Cávado, Alto Minho e Ave.
A apresentação, que decorreu esta sexta-feira, no Museu dos Biscainhos, em Braga, ficou a cargo da jornalista Laurinda Alves, que destacou "a necessidade de dar visibilidade a mulheres que assumiram um importante papel na construção e desenvolvimento da região ao longo do tempo".
Para a jornalista trata-se de um "livro fascinante que pretende retratar a identidade minhota da perspetiva das mulheres que durante séculos tiveram uma invisibilidade e uma subalternidade em relação aos homens", uma realidade que sublinha estar ainda "presente em muitas latitudes no mundo".
A obra apela ao reconhecimento da realidade histórica numa narrativa que liga o passado ao presente, através de diversos textos dos 24 concelhos do Minho. "Além de uma geografia identitária, é também uma cartografia de talentos e mulheres fortes que fizeram mudar o mundo", acrescenta sobre o trabalho realizado ao longo dos últimos dois anos.
Maria Amália, de Vizela, amiga do escritor Camilo Castelo Branco, é uma das mulheres retratadas na obra. Com a "excecional" curadoria científica de Maria de Lurdes Rufino e com um design "absolutamente extraordinário", no entender de Laurinda Alves, a obra não precisa de muitas fotografas pela "consistência do conteúdo".
O livro vai estar disponível em formato digital no site do Consórcio Minho Inovação.