Cultura 13.09.2022 17H28
Michael Gira, You Can’t Win, Charlie Brown e Circuit Des Yeux no Gnration
Sala bracarense divulgou os nomes que compõem a programação até ao final do ano. Criadoras femininas vão estar em destaque.
Michael Gira, You Can’t Win, Charlie Brown e Circuit Des Yeux são alguns dos destaques da programação do Gnration para os próximos três meses.
À RUM, o diretor artístico da sala bracarense fala num equilíbrio entre artistas nacionais e internacionais, sempre com o intuito de fazer do Gnration um local de apresentação de artistas em circulação no panorama internacional e que nunca ou poucas vezes estiveram no norte do país para assim atrair mais público.
Michael Gira é um dos maiores nomes do rock avant-garde das últimas quatro décadas. Fundador, vocalista e guitarrista de Swans, banda seminal de art-rock e rock experimental de Nova Iorque, Gira apresentar-se-á no gnration em concerto a 7 de dezembro. Será a primeira digressão a solo do músico em quatro anos. Os bilhetes custam 15 euros.
Seis anos após o lançamento de “Marrow”, terceiro disco que os levou por uma extensa digressão por auditórios, clubes e festivais, os portugueses You Can’t Win, Charlie Brown (YCWCB) regressaram às edições discográficas este ano. “Âmbar” marca um novo capítulo no percurso do sexteto lisboeta, em que as canções escritas são inteiramente cantadas em português. Apresentam-no em Braga a 11 de novembro. Os bilhetes custam 7 euros.
A fechar o trimestre, a 16 e 17 de dezembro, a sétima edição de Ocupa, irá trazer espetáculos de artistas maioritariamente residentes na cidade dos arcebispos. Luís Fernandes realça a presença de Gauche, duo de música experimental formado por Gil Fortes e Luciana Melo, que escolheram Braga para morar o que acaba por demonstrar a mudança demográfica e cultural do concelho. O programa conta também com nomes como Vessel, a violinista indiana Rakhi Singh e o quarteto de cordas bracarense Pluris Ensemble; e a apresentação final do Clube de Inverno, sessões de exploração e improvisação que este ano têm Moullinex como coordenador no som e Sofia Arriscado na imagem.
Para o diretor estas apostas para a reta final do ano ficam marcadas também pela aposta em "criadoras femininas". Luís Fernandes começa por referir o regresso a Braga da norueguesa Jenny Hval. Depois dos aclamados discos “Blood Bitch” e “The Pratice of Love”, regressa aos palcos com o novo disco “Classic Objects”, agora na gigante editora 4AD. Atua a 24 de novembro. Os bilhetes custam 7 euros.
Juçura Marçal é outro dos nomes de relevo, mas da música brasileira, que vai passar pela sala bracarense a 30 de novembro e que Luís Fernandes aconselha a pesquisarem. Os bilhetes custam 7 euros.
A 10 de dezembro, será a vez da portuguesa Surma apresentar o novo disco, “Alla”, numa estreia em concerto. Os bilhetes custam 7 euros.
Até ao final do ano, o gnration apresenta mais duas conversas em “Ecotactics”, ciclo de conversas online sobre práticas de investigação ambiental conduzidas e programadas por Margarida Mendes, investigadora hidrossónica, curadora e ambientalista. Centrando-se nas metodologias exploratórias da literacia ambiental, esta série de conversas destaca uma rede de profissionais que têm vindo a experimentar novas abordagens para a investigação ecológica.
Os próximos convidados são Astrida Neimanis, teórica cultural que trabalha na intersecção do feminismo e da mudança ambiental, e outubro, professora de cinema e vídeo experimental e cofundadora do Research Center for Proxy Politics na Berlin University of the Arts. As conversas decorrem a 19 de outubro e 16 de novembro, respetivamente, com transmissão em direto nos canais de comunicação do gnration.
Toda a programação pode ser consultada aqui.