Regional 27.02.2025 10H43
Merelim S. Pedro e Frossos vai ter creche
Desafetação de terreno para creche que será construída pelo Centro Social Vale do Homem foi aprovada em sede de assembleia municipal de Braga extraordinária, esta quarta-feira.
A Assembleia Municipal de Braga aprovou por maioria, na última noite, em sessão extraordinária, a desafetação de um terreno na união de freguesias de Merelim S. Pedro e Frossos tendo em vista a construção de uma creche por parte do Centro Social Vale do Homem. Tal como já tinha acontecido no passado com a desafetação de um terreno na freguesia de Gualtar com a mesma finalidade e para a mesma IPSS, na noite desta quarta-feira a maioria dos deputados presentes votou a favor. No entanto, nem todos os partidos políticos concordam e as principais críticas ao procedimento chegaram do deputado único da Iniciativa Liberal, Bruno Machado.
Já a presidente daquela união de freguesias, Adélia Silva, reitera a importância desta resposta para a solução, enquanto o presidente da união de freguesias de Nogueiró e Tenões insistiu na "urgência" da criação de uma rede de creches municipal, à semelhança do que aconteceu no passado com os estabelecimentos de pré-escolar.
Na votação do ponto, 55 elementos votaram a favor, registando-se uma abstenção do PS e cinco votos contra da IL, BE e CDU.
Bruno Machado, dos liberais, ironizou, referindo que "parece que em Braga a única IPSS disposta a edificar algum equipamento para creche é o Centro Social Vale do Homem". Na opinião do deputado único o processo em causa "não é transparente", sugerindo que as IPSS se candidatem para a execução do projeto em vez de ser a junta de freguesia a escolher. O deputado foi mais longe, sustentando ainda que há creches privadas para assegurar essa resposta no concelho.
A presidente da união de freguesias de Merelim S. Pedro e Frossos, Adélia Silva, refuta as críticas e afirma que sondou várias instituições com o objetivo de alguma investir na construção de uma creche no referido terreno.
"Todos sabemos que o concelho carece desta resposta e se calhar temos que pensar que alguém tem que meter pés ao caminho e tentar procurar alguém que dê essa resposta", começou por afirmar lembrando que se trata de um investimento "muito elevado". "Fui procurar IPSS, lancei desafios e a Associação Vale do Homem foi a que se predispôs a fazer algum investimento de forma a colmatar esta lacuna que existe no nosso concelho", esclareceu.
O deputado do PS, João Nogueira, membro da assembleia de freguesia de Gualtar, saiu em defesa da união de freguesias de Merelim S. Pedro e Frossos. O socialista refuta as críticas do deputado da IL e vinca que se trata de um serviço "de grande utilidade para todos".
Entendimento alternativo tem João Tinoco, presidente da união de freguesias de Nogueiró e Tenões, ele que discorda do modelo e considera que é tempo de a Câmara de Braga dar início à criação de uma rede de creches. "O foco principal é que a câmara em vez de ceder terrenos devia construir creches" lembrando, nomeadamente, que "no passado a rede de pré-escolar era gerido pelas IPSS e depois os governos foram forçados a criar uma rede de escolas pré-escolares nacionais".