ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira

Desporto 28.03.2023 18H57

Meia Maratona de Braga pode atingir este ano recorde de participantes

Escrito por Liliana Oliveira
Prova decorre no domingo e conta já com mais de dois mil inscritos. 
Jorge Teixeira, da Run Porto, e Sameiro Araújo, vereadora do Desporto na CMB

false / 0:00

Sai para a estrada, no próximo domingo, a 7.ª edição da Meia Maratona, que conta com mais de dois mil inscritos e atletas de 15 nacionalidades.


A prova, que foi apresentada esta terça-feira, terá a corrida de 21 quilómetros e uma caminhada de seis quilómetros, sem fins competitivos, ambas com partida pelas 09h30, na Avenida João Paulo II.

Jorge Teixeira, da Run Porto, acredita que, este ano, pode ser batido o recorde da prova, ao nível das inscrições. “O percurso tem uma ligeira alteração para melhor”, acrescentou.


Há atletas de Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Rússia, Ucrânia, Dinamarca, Brasil, Venezuela, Ruanda, Irão ou Nova Zelândia, entre eles destaque para o vencedor do ano passado, Carlos Costa, Rui Teixeira, Tiago Costa ou Luís Saraiva, do SC Braga. Na elite feminina, Laura Silva, Filomena Costa, Rafaela Fonseca ou Jéssica Augusto, do SC Braga. A organização salienta o facto de haver atletas cada vez mais jovens inscritos na meia maratona, que continua atrair mais homens (85% dos inscritos), do que mulheres.


Este ano, a Meia Maratona de Braga será também o palco do Campeonato Nacional de Masters da ANAV (Associação Nacional Atletismo Veterano). Sameiro Araújo, vereadora do Desporto na Câmara de Braga, considera uma mais-valia para a competição. A responsável frisou ainda a calendarização da prova, porque decorre “15 dias antes da Maratona de Portugal e os atletas normalmente gostam de fazer uma meia maratona duas semanas antes”.


“Eu julgo que é uma excelente promoção, não apenas da meia maratona, mas uma promoção da atividade física e também da parte turística. Braga é cada vez mais uma cidade que os turistas procuram e esta meia-maratona já traz a Braga largas centenas de visitantes”, finalizou.

Os vencedores da prova ganham 500 euros, mas há prémios monetários para os primeiros dez classificados.

As inscrições para a meia maratona de Braga terminam esta terça-feira, sendo que as inscrições de última hora podem ser feitas a 1 de abril, com um valor de 20 euros para a corrida e 10 euros para a caminhada.


Mais informação aqui.



Conheça o percurso da prova


Partida: Av. João Paulo II,Av. dos Lusíadas, Av. Dom João II, Rua Luís António Correia, Rotunda, Rua Luís António Correia, Av. Dom João II, Av. Robert Smith, Retorno, Av. Robert Smith, Av. Dom João II, Av. João Paulo II, Av. dos Lusíadas, Av. General Carrilho da Silva Pinto, Av. de São Bento, Av. de São Pedro, Retorno, Av. de São Pedro, Av. de São Bento, Av. General Carrilho da Silva Pinto, Av. João Paulo II, Av. João XXI, Av. da Imaculada Conceição, Av. Cidade do Porto, Retorno (antes da rotunda “Grundig”), , Av. Cidade do Porto, Av. da Imaculada Conceição, Av. João XXI, Av. João Paulo II: Meta


Condicionamentos à normal circulação de trânsito


• Entre as 08h00 do dia 29 de março e as 16h30 do dia 2 de abril é proibido o estacionamento automóvel no parque de estacionamento a nascente da Avenida Mestre José Veiga junto ao Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL);

• Entre as 00h01 do dia 1 de abril e as 17h00 do dia 2, é proibido o trânsito e o estacionamento automóvel na Avenida Mestre José Veiga;

• Entre as 05h30 e as 14h30 do dia 2 de abril é proibida a circulação automóvel na Avenida João Paulo II, no troço compreendido entre a “Rotunda das Piscinas” e a “Rotunda do McDonald’s” e neste sentido;

• Entre as 08h00 e as 14h00 do dia 2 de abril é proibido o trânsito e o estacionamento automóvel em todos os arruamentos do percurso da 7.ª Meia Maratona, nomeadamente: Avenida João Paulo II, Avenida dos Lusíadas, Avenida Dom João II, Avenida Doutor António Palha, Rua Pascoal Fernandes, Avenida Robert Smith, Avenida General Carrilho da Silva Pinto, Avenida de São Bento, Avenida de São Pedro, Avenida João XXI, Avenida da Imaculada Conceição e Rua Cidade do Porto (junto ao complexo “Grundig”);

• Entre as 08h00 e as 14h00 do dia 2 de abril o trânsito automóvel é especialmente condicionado em todas as artérias confluentes ao traçado da Meia Maratona de Braga.

Deixa-nos uma mensagem