ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Elsa Moura

Regional 27.03.2024 12H42

Mau tempo obriga a cancelar Procissão da Burrinha

Escrito por Elsa Moura
A procissão denominada 'Cortejo Bíblico, vós sereis o meu povo' tinha início marcado para as 21h30, junto à Igreja de S. Victor, mas as condições climatéricas levaram a organização a cancelar já o evento.

O cortejo bíblico organizado pela Junta de Freguesia de S. Victor em conjunto com a Paróquia de S. Victor não vai sair para as ruas da cidade de Braga, na noite desta quarta-feira. A organização optou por cancelar a procissão da Burrinha, devido às previsões do estado do tempo, que apontam para chuva, vento forte e temperaturas baixas. A informação foi confirmada à RUM pelo presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, Ricardo Silva.


Entretanto, num comunicado enviado às redações pela comissão organizadora é ainda referido que "com as atuais condições climáticas, caracterizadas pelos elevados índices de humidade e pelas temperaturas baixas, a Comissão Organizadora, apesar do muito trabalho empreendido ao longo do ano, entende que, em primeiro lugar, tem de proteger e salvaguardar a integridade das pessoas que dão brilho à Procissão da Burrinha". "Além disso, com as atuais condições meteorológicas, não nos é possível trazer para a rua alguns dos elementos cénicos e decorativos que compõem a Procissão, sob pena de se deteriorarem, afetando, também, a logística dos grupos corais que animam a Procissão", pode ler-se.


Conjunto de procissões na Semana Santa atraem sempre milhares de pessoas às ruas da cidade de Braga. De turistas a residentes, muitos acompanham com atenção cada cortejo religioso


Em plena Semana Santa de Braga, a RUM entrevistou o presidente da Comissão, Cónego Avelino Amorim. No espaço Campus Verbal, além de abordar temas atuais da Igreja Católica, o responsável detalhou os diferentes momentos celebrativos.


Notando que nesta procissão participam cerca de mil pessoas. Um cortejo bíblico "das pessoas que participam nos quadros figurativos, desde a criação até à vida pública de Jesus". "É um cortejo muito importante porque recorda toda a história da salvação que se realiza depois em plenitude no período pascal e que nos prepara para reconhecer em Jesus o cumprimento das profecias", resume.


Depois de sair do plano com a reforma litúrgica, a procissão da Burrinha é recuperada pela Paróquia de S. Victor, que a reiventa.  "É inspirada numa procissão anterior [que acontecia no sábado santo], a procissão das sete dores de Nossa Senhora, uma das dores era a fuga para o Egipto, que era representada com este quadro de Nossa Senhora montada na burrinha e conduzida por São José", acrescenta.


OUVIR ENTREVISTA COMPLETA NO CAMPUS VERBAL

Deixa-nos uma mensagem