ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

CERCI
Liliana Oliveira

Regional 28.03.2023 10H56

Mais de uma dezena de jovens da CERCI Braga integrados no mercado de trabalho

Escrito por Liliana Oliveira
Serviço de lavagem automóvel arranca em meados de abril, nas instalações da CERCI Braga.
Declarações de Vera Vaz, presidente da CERCI Braga

false / 0:00

Mais de uma dezena de jovens com deficiência intelectual, apoiados pela CERCI Braga, já estão integrados no mercado de trabalho. A informação foi partilhada pela presidente da CERCI, em entrevista à RUM. Segundo Vera Vaz, as empresas bracarenses têm-se mostrado muito recetivas e têm estado disponíveis para conseguirmos identificar tarefas e funções dentro daquilo que é a sua atividade, que possam estar a ser desempenhadas pelos jovens”.


A integração acontece tanto em grandes grupos, como em pequenas empresas, onde desempenham tarefas que “vão de encontro quer às competências, quer às expectativas e sonhos deles”.

Dos jovens integrados no mercado de trabalho, três são da residência de autonomização, que está em funcionamento desde o início do ano. Os restantes, que ultrapassam uma dezena, são jovens do centro de atividades para a inclusão.


Os pedidos continuam a chegar e, neste momento, a empresa está “numa fase de capacitação” destes jovens adultos com deficiência intelectual.


LavaInCerci avança em abril


Em meados de abril, a CERCI Braga prepara-se para lançar um novo serviço, nas suas instalações, em Navarra.

O projeto LavaINCerci pretende incluir os jovens com deficiência intelectual, apoiados pela Cooperativa, e fazê-los sentirem-se úteis.


Esta iniciativa vai permitir integrar “jovens que não têm um perfil totalmente autónomo” e, por isso, “há um bocadinho mais de acompanhamento dentro das instalações, mas que será um serviço a prestar à comunidade, onde eles são os executantes e serão ressarcidos pelo seu serviço”. 

Deixa-nos uma mensagem