ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira

Nacional 30.06.2022 13H58

Mais de oito milhões de portugueses são utilizadores ativos das redes sociais

Escrito por Liliana Oliveira
Assinala-se esta quinta-feira o Dia Mundial das Redes Sociais. Portugueses passam cerca de duas horas e meia por dia nas redes. Youtube lidera as preferências.

No Dia Mundial das Redes Sociais, o relatório anual global Digital 2022, divulgado pela Hootsuite e pela Kepios, indica que o número de seguidores portugueses tem vindo a aumentar.

Em janeiro deste ano, 83,7% dos portugueses (8,5 milhões) eram utilizadores ativos das redes sociais. Comparativamente a janeiro de 2021, há mais 700 mil utilizadores no país.


O Youtube continua a ser a rede social com mais fãs, contando-se 7,27 milhões de utilizadores em Portugal. Segue-se o Facebook, com quase seis milhões, e do Instagram, com 5,40 milhões. Além destes, destacam-se ainda Facebook Messenger, o LinkedIn, o TikTok e o Pinterest.

Apesar de ter crescido meio milhão com a guerra na Ucrânia, o Twitter, bem como o Snapchat, aparecem no fundo da tabela.


Em média, cada português passa duas horas e meia nas redes sociais, sobretudo para manter o contacto com a família e amigos (65,5%), preencher o tempo livre (55,6%) e ler notícias (50,5%). O Pinterest é a rede social preferida do sexo feminino (78,4%).


O português Cristiano Ronaldo continua a ser a personalidade mais seguida do Instagram, onde com 461 milhões de pessoas o seguem. Já no Tik Tok o senegalês de 22 anos, Khaby Lame, tornou-se, há menos de uma semana, o criador de conteúdo com o maior número de seguidores. São 144,7 milhões. 

Deixa-nos uma mensagem