ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

NUNO GONÇALVES/UMINHO(Matrículas 2019/2020)
Redacção

Academia 28.09.2020 21H26

Mais de mil novos alunos matriculados na UMinho no primeiro dia

Escrito por Redacção
Um terço dos novos estudantes da Universidade do Minho já se matriculou, informou esta segunda-feira a instituição de ensino superior em comunicado.

Acima de mil novos estudantes inscreveram-se na UMinho esta segunda-feira, primeiro dia de matrículas, num processo que se estreia em formato online e que "decorre de forma segura, simples e rápida", informa fonte da instituição de ensino superior em comunicado. 


Instituição de ensino superior disponibiliza serviço de esclarecimento online "pioneiro no país"

As matrículas prosseguem até sexta-feira, dia 2 de Outubro. Os candidatos colocados podem antecipar as etapas do processo no portal sou.uminho.pt, através de um tutorial. Podem ainda esclarecer dúvidas escolhendo entre um chatbot, a videochamada e o telefone 253601440. 

A equipa de suporte inclui estudantes actuais da instituição e funciona em permanência, garantindo atendimento e encaminhamento para os respetivos canais. 


Adicionalmente, "numa iniciativa pioneira no país", estudantes de outros anos da UMinho esclarecem online dúvidas aos alunos recém-chegados sobre como é iniciar o estudo nos novos cursos. As salas de videochamada funcionam até dia 30, das 9h00 às 18h30, informa a UMinho na nota enviada à RUM.


Programa de acolhimento nas escolas será diferente do habitual

Nos primeiros dias de Outubro, os novos estudantes vão poder conhecer a universidade, as suas unidades orgânicas de ensino e investigação, os cursos e a vida da academia, através dos “embaixadores UMinho”. 


Aproximadamente 300 alunos de diversos cursos da instituição foram formados para apoiar nas várias fases de matrícula e acolhimento. Face ao contexto pandémico, o programa de acolhimento nas Escolas e Institutos vai ser desdobrado em datas, horas e locais específicos para receber novos alunos de cada curso. 


A Associação Académica da UMinho (AAUM) prevê também atividades formativas, culturais, desportivas e sociais, como conversas online, voluntariado e visitas às cidades de Braga e Guimarães.


A UMinho conta com um recorde de 3100 novos estudantes que ingressaram nesta primeira fase do concurso nacional de acesso. Preencheu 98.4% das vagas e a maioria dos colocados entrou em primeira opção. Em 95% dos cursos oferecidos, a classificação do ultimo colocado foi superior à do ano transato e, no caso de Medicina, Engenharia e Gestão Industrial e Engenharia Biomédica, superou os 18 valores.


A RUM esteve esta segunda-feira nas imediações do campus de Gualtar a acompanhar os novos estudantes à procura de casa.


Respostas a questões frequentes


Ouve aqui a mensagem deixada pelo reitor da Universidade do Minho


As boas-vindas dos autarcas de Braga e Guimarães aos novos alunos da academia minhota

Deixa-nos uma mensagem