Regional 14.05.2025 12H01
Mais de 50 modelos desfilam à 'Moda de Braga' no Mercado Municipal
Peças de 28 lojas do concelho vão estar numa "montra viva" esta sexta-feira na iniciativa que pretende dar “visibilidade e impulsionar as vendas” do comércio local.
Servir como uma montra do comércio tradicional de Braga. É este o objetivo do desfile ‘Moda Braga 2025 - coleção primavera/verão’, que tem lugar na Praça do Mercado Municipal esta sexta-feira, pelas 21h30.
Promovido pela Associação Empresarial de Braga, a iniciativa que chega a 12ª edição vai contar com mais de 50 modelos que vão apresentar peças de vestuário, calçado, assessórios para mulheres, homens e crianças de 28 lojas participantes, que foram apresentados esta terça-feira, em conferência de imprensa. O presidente da AEB, Daniel Vilaça, ressalta que a objetivo é dar “visibilidade e impulsionar as vendas” do comércio local.
Ao longo da noite, momento culturais e atuações de música decorrem, com a apresentação da escola Dança Clássico – Contemporânea e atuações ao vivo de Luís Santos e Catarina Alves, além do DJ Emílio Meireles. Daniel Vilaça ressaltou ainda que “António Cabeleireiro vai pentear e maquilhar todos esses modelos”.
Com entrada gratuita, o desfile pretende, segundo o dirigente, “salientar o talento, a autenticidade e a inovação do comércio local”. Mais do que um espetáculo, aponta que este evento “é uma montra viva do comércio tradicional”, “reforçando com os comerciantes e com os clientes”, refere. Enquanto para o diretor geral da AEB, Rui Marques, este evento auxilia a para dar vazão aos produtos que estão nas lojas, após um inverno que “tem sido muito chuvoso”.
A iniciativa que “já integra o calendário anual do mercado municipal”, comprova, segundo a vereadora da Câmara Municipal de Braga, Olga Pereira, que a tradição – de vender produtos frescos - e a inovação “caminham de mãos dadas” no local. "Que seja uma montra para divulgar os produtos e a qualidade daquilo que se produz ou se vende em Braga", finaliza.