ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

NUNO GONÇALVES/UMINHO
Redação

Nacional 28.03.2023 08H18

Maioria dos jovens entre os 20 e os 30 anos ganha menos de mil euros 

Escrito por Redação
Cerca de 58% dos trabalhadores por conta de outrem tinham contrato sem termo. Novas gerações desiludidas com mercado laboral.

A maioria dos trabalhadores (60,7%) por conta de outrem com idades entre os 20 e os 30 anos tem um rendimento mensal líquido abaixo dos mil euros. 


No ano passado, eram mais de 436 mil jovens naquele patamar salarial. Os baixos salários são mais expressivos quando se calcula o rendimento médio mensal da principal atividade laboral, o que exclui segundos empregos, como os trabalhos a tempo parcial. 


De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), com base no Inquérito ao Emprego, em 2022, os jovens adultos ganhavam em média 843 euros. 


Hoje assinala-se o Dia Nacional da Juventude, com protestos marcados pela CGTP em Gaia e Lisboa, com o mote "Basta de empobrecer a trabalhar".


843 euros foi o rendimento médio mensal da atividade principal dos trabalhadores por conta de outrem com idades entre os 20 e os 30 anos, no ano passado. Os homens naquela faixa etária ganharam em média mais 62 euros do que as mulheres.


JN

Deixa-nos uma mensagem