Academia 20.11.2021 23H43
Lucas Rodrigues candidata-se à AAUM: “É a altura certa para a mudança”
O ambiente, a sustentabilidade, a inclusão social e a saúde mental são alguns dos pilares da candidatura.
Há mais uma lista para a direção da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho). Lucas Rodrigues anunciou a candidatura através das redes sociais.
Segundo o antigo presidente do Núcleo de Estudantes de Ciências do Ambiente, a sua “aproximação ao associativismo” fê-lo olhar para a AAUMinho de uma forma “mais crítica”, considerando que esta é a “altura certa para a mudança”. Em declarações à RUM, o candidato define a associação como "pouca organizada" e "demasiado burocrática" no que diz respeito aos apoios dados aos núcleos.
“Regemo-nos por valores como a transparência e a comunicação, que não conseguimos rever na atual direção, e, acima de tudo, formamos um projeto com ideias concretas e inovadoras, possíveis de se realizar”, acrescenta, salientando ainda a importante de a associação ser "mais crítica" perante a reitoria.
O ambiente, a sustentabilidade, a inclusão social, a saúde mental e o desporto são algumas das bandeiras apresentadas por Lucas Rodrigues. Já a nível do funcionamento da associação aponta para a “revisão dos regulamentos académicos” e a “recuperação das tradições”.
Para o candidato, a AAUMinho "não pode ser utilizada como um currículo que garanta aos seus membros as ambições pessoais". “Somos um projeto único, uma equipa unida capaz de vos defender, de vos dar alegrias, de vos dar opção”, refere, numa mensagem direcionada à comunidade estudantil.
Depois de Duarte Lopes e Hélder Matos, Lucas Rodrigues é o terceiro aluno a anunciar a candidatura à direção da AAUMinho. As eleições decorrem no dia 7 de dezembro, sendo que o prazo para a apresentação de listas termina este sábado.