ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Maria Carvalho

Cultura 30.12.2024 19H24

‘Como sobreviver depois da morte’ é a obra do ano para o autor de 'Livros com RUM'

Escrito por Maria Carvalho
António Ferreira faz uma retrospetiva de 2024 no âmbito da literatura nacional e internacional.
Palavras de António Ferreira:

false / 0:00

António Ferreira, autor do programa 'Livros com RUM', destaca, em 2024, duas obras nacionais: ‘Como sobreviver depois da morte’, de André Canhoto Costa e ‘Os Dias do Ruído’, de David Machado, que são, para António Ferreira, "dois autores que saíram um bocadinho do estereótipo".


O segundo romance de André Canhoto Costa é, para António Ferreira, "o melhor livro do ano". "Ele [o autor] vai recuperar uma tradição que é, se quisermos, o romance da América Latina. Com este romance, percorre quase 300 anos da história de Portugal", refere.


Já a obra de David Machado, é destaque porque aborda os “efeitos nefastos” das redes sociais. "É um romance à volta do tema que na atualidade todos vivemos", diz.


Com foco na literatura internacional, António Ferreira destaca ‘Um lugar luminoso para gente sombria’, de Mariana Henriquez, e ‘A Picada de Abelha’, de Paul Murray.


O livro de contos da escritora argentina é influenciado por uma cultura “mais gótica e sombria”. "Ela é muito influenciada pela cultura gótica, toda uma literatura à volta do lugar mais escuro e tenebroso dos seres humanos. Estes pequenos contos são todos eles realmente luminosos, como ela também diz no título", comenta.


Já a obra de Paul Murray é uma “obra prima”. "É uma história sobre a Irlanda, um país marcado pela cultura católica. Ele faz o retrato de uma família que se vê a braços com uma crise económica, mas também uma crise moral, afetiva e de valores. [O livro] é uma luta corpo a corpo com este grande romancista e com esta obra-prima", conclui.

Deixa-nos uma mensagem