Regional 05.07.2024 11H17
Livre exige colocação imediata de paragem da TUB junto a novo hotel de Braga
Partido considera que deve ser a unidade hoteleira a pagar uma nova paragem e critica falta de capacidade de antecipação da autarquia.
O partido LIVRE exige a recolocação imediata da paragem de autocarros dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) junto ao recolhimento das Convertidas, na Avenida Central, contestando que o novo hotel tenha sido inaugurado e que os utilizadores da TUB continuem impedidos de aceder a uma paragem "condigna".
A paragem, recorde-se, foi deslocada durante alguns metros na direçao da Senhora-a-Branca, no período de obras, mas o partido, na voz de Teresa Mota, considera que a empresa municipal devia ter agido de forma célere, até porque com dias de calor intenso, os utilizadores dos transportes públicos em Braga ficam ainda mais "prejudicados". "A paragem provisória não tem qualquer tipo de resguardo. Se já as paragens normais não conseguem abrigar verdadeiramente nem do calor nem da chuva, o facto de não ter qualquer resguardo faz com que as pessoas fiquem ali à torreira do sol", começa por denunciar. Na opinião da antiga candidata à Câmara Municipal de Braga, "se havia necessidade de mudar a paragem, isso deveria ter sido feito em tempo útil".
Teresa Mota defende também que o equipamento deve ser pago pela nova unidade hoteleira e não pela empresa Transportes Urbanos de Braga."O interesse público deve estar acima dos interesses privados. Isto só aconteceu porque o hotel não quer à sua frente uma paragem de autocarro. Então, o hotel que pague a construção da nova paragem", sugere.
A RUM contactou a empresa municipal Transportes Urbanos de Braga. Fonte da empresa assegurou apenas que até à próxima semana a nova paragem será instalada, "uns metros atrás do novo hotel".