ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Atribuição acontece de dois em dois anos. (FOTO: CMB)
Elsa Moura

Regional 28.11.2022 13H20

Listagem de medalhas municipais aprovada, mas PS e CDU temem "banalização"

Escrito por Elsa Moura
Executivo municipal aprovou hoje, com os votos a favor da coligação Juntos por Braga e do PS e a abstenção da CDU, a proposta de atribuição de medalhas municipais.
Declarações de Bárbara de Barros (CDU), Artur Feio (PS) e Ricardo Rio

false / 0:00

O executivo municipal de Braga aprovou esta segunda-feira a atribuição de 43 medalhas a personalidades e entidades de destaque na cidade, mas com vários reparos dos vereadores do PS e CDU. Os socialistas votaram a favor, mas a vereadora da CDU acabou mesmo por se abster na votação.


Bárbara de Barros, que não apresentou qualquer lista de nomes, acusa a maioria de ter fugido aos procedimentos habituais e de, em última análise, estar a "banalizar" este momento de homenagem. 

"Há muito que reclamamos que essas justificações sejam publicadas ao mesmo tempo das listas. Isto é um prémio de mérito da cidade, não se pode banalizar", começou por alertar a comunista que assumiu não conhecer todos os nomes agraciados. "Não é colocar em causa os nomes que ali estão, mas há nomes que confesso que não conheço. Este processo que era de consenso, desta vez não foi", lamentou a vereadora que defende ainda o regresso ao "modelo antigo". "Antes da reunião disponibilizava-se a lista das várias propostas e, depois, em conjunto, criava-se uma lista única, capaz de ser aprovada por unanimidade", disse.


Nomes sugeridos pelo PS integram a lista final, mas socialistas também pedem biografia de todos os homenageados


Ao contrário da CDU, o PS apresentou uma lista de sugestões e todos os nomes foram integrados no documento final. No entanto, o vereador Artur Feio alerta para o que diz ser o risco de "vulgarização" do momento, pelo facto de não ser disponibilizada previamente a nota biográfica de cada homenageado. 

"A proposta que fizemos foi balizada com uma breve descrição biográfica, mas aquilo que nos mandaram como proposta de votação não vinha acompanhado dessa descrição e há nomes que não conhecemos. Torna-se difícil perceber quem são as pessoas e o mérito para esta lógica de atribuição", justificou. 

"No passado havia um conhecimento prévio dos nomes e até se discutia um nome que não fosse consensual. Agora chegamos à reunião de câmara e somos levados a aprovar nomes porque não vamos estar a discutir aqui as pessoas ou as entidades", acrescentou.


Rio fala em "lapso" que está a ser corrigido e lembra que nomes sugeridos pela maioria não estão sujeitos a uma consensualização prévia


Ora, a maioria da coligação Juntos por Braga fala num “lapso” que entretanto está a ser corrigido para que se faça chegar aos responsáveis políticos a nota biográfica de cada reconhecido. 

O autarca Ricardo Rio desvaloriza as críticas da oposição nesta matéria, tal como no apontamento deixado ao consenso dos nomes que serão alvo de homenagem no próximo domingo. "Não é prática distinta do que já aconteceu noutros anos de existirem propostas da maioria que são levadas na listagem final e que não estão sujeitas a essa consensualização prévia", recordou.


Cerimónia decorre domingo, a partir das 18h00, no Theatro Circo


A medalha de Grau Honra será atribuída ao Comando Distrital de Braga da PSP. Já a medalha de Grau Ouro será atribuída a Carlos Carvalhal, Carlos Oliveira, Céu Ameixinha, Jorge Braz, Manuel Rocha Armada e Cónego Roberto Rosmaninho Mariz. Além do grau de ouro surge ainda um conjunto de agraciados com o grau de prata. 


A medalha de Grau Ouro será também atribuída a diferentes instituições da Cidade. Nesse sentido, A Brasileira, a ABB, a Associação de Moradores do Bairro das Enguardas, Balanças Marques, a Doçaria Cruz de Pedra Sàbiá, o Dumiense Futebol Clube, a Eticadata, a Galeria Mário Sequeira, o Grupo Gonçalo Sampaio, as Irmãs Hospitaleiras da Casa de Saúde do Bom Jesus e a Serafim da Silva Jerónimo serão entidades agraciadas pelo Município durante esta cerimónia.


A medalha de Grau Prata será atribuída a Alexandra Gomide, António Melo, Cónego Eduardo Duque, David Rodrigues, Fernando Mendes, João Cardoso Rosas, João da Silva, João Dantas, João Granja, João Pedro Ribeiro, Joaquim da Silva Gomes, José Moreira da Silva, José Paulo Lopes, Luís Covas, Madalena Alves, Miguel Faria (a título póstumo), Pedro Seromenho, Regina Campos, Sara Rocha, Sebastião Peixoto e a Vasyl Bundzyak.

Deixa-nos uma mensagem