Academia 03.10.2024 09H14
Latada 2024. "Aqui ninguém tem medo da chuva"
A chuva desta quarta-feira não travou os 59 cursos da Universidade do Minho de percorrerem as ruas da cidade de Guimarães, na tradicional Latada.
Milhares de estudantes da Universidade do Minho percorreram na tarde desta quinta-feiras as artérias do casco urbano da cidade berço. Como é tradição, o primeiro grande momento de convívio entre alunos de quase seis dezenas de cursos acontece na Latada. Uma tarde inteira de desfile, cânticos e performances dos caloiros acompanhados pelos 'doutores' e 'engenheiros'. A chuva acompanhou o cortejo da latada, mas não afastou os estudantes de aderirem a uma tarde de festa e convívio, como constatou a RUM em Guimarães.
O diretor do departamento cultural da Associação Académica da UMinho, responsável pelas tradições académicas, Nuno Fernandes, fez um balanço positivo. "Os caloiros estão-se a divertir imenso e está um ambiente cinco estrelas pelo percurso. Estamos com uma boa adesão", assinalava à RUM no decorrer da iniciativa.
Nuno Fernandes destacou ainda a união e a relevância que estas atividades têm para os novos estudantes da academia minhota. "Isto é o que nos une. Eles [caloiros] vêm aqui, não conhecem nada, unem-se uns aos outros, dependem dos seus doutores, chamam o curso todo e os pais e isto aqui traz uma animação enorme à própria cidade e une os estudantes", referiu.
"Dizem que 'latada molhada é latada abençoada'. Eu acho que é isso que estamos a ter aqui", comentou o vice-presidente da AAUMinho, Luís Guedes. "Apesar da chuva, mostra-se aqui a nossa vontade e o espírito de estudante. Aqui o largo não está muito cheio, mas está cheio de vida e é isso que nós gostamos no final do dia", acrescentou.
Na noite desta quarta-feira, a festa fez-se no Multiusos de Guimarães, com Pedro Mafama, Kalhambeke e a Tuna Universitária do Minho a animar os estudantes minhotos.
Esta quinta-feira, atuam os os grupos culturais e Quim das Remisturas. Na sexta-feira, o cabeça de cartaz é Deejay Telio, mas pelo recinto também passará Bluay, na noite que é dedicada ao funk. No sábado, ProfJam e Papillon encerram mais uma edição da Receção ao Caloiro.