Cultura 01.07.2025 16H30
‘Julho é de Jazz' arranca esta quarta-feira no gnration e Theatro Circo
Entre 2 e 12 de julho, reúne nomes como David Murray, Vijay Iyer e Ava Mendoza.
O saxofonista David Murray, a guitarrista Ava Mendoza, o trompetista Peter Evans e o pianista Vijay Iyer estão entre os nomes do cartaz do ‘Julho é de Jazz’ que arranca esta quarta-feira. Para esta 11ª edição, o festival regressa ao pátio exterior do gnration e ao Theatro Circo.
Em 2025, o ciclo decorre ao longo de duas semanas, com oito concertos, o documentário ‘Inside Scofield’, de Joerg Steineck, sobre o lendário guitarrista e o filme de ficção científica protagonizado por Sun Ra, ‘Space is The Place’, de John Coney, que vai ser o responsável por abrir a programação pelas 21h30, no pequeno auditório do Theatro Circo.
Os concertos arrancam com “um dos grandes pianistas da autalidade”, sublinha o diretor artístico dos dois espaços à RUM, Vijay Iyer, esta quarta-feira, pelas 21h30, que chega a Braga acompanhado pelo baterista Jeremy Dutton e pelo contrabaixista Harish Raghavan. Na sexta-feira, a partir das 21h30, a programação muda-se para o gnration, com os portugueses Ricardo Toscano e Gabriel Ferrandini.
A sala bracarense apresenta ainda um trio inédito, formado por “encomenda” do gnration. A guitarrista Ava Mendoza, junta-se com ocontrabaixista Brad Jones, líder de AKA Alias e Avant Lounge, e a lenda da percussão Hamid Drake. De volta ao Theatro Circo, para a atração principal do fim de semana, com a “figura histórica” David Murray acompanhado pelo seu quarteto, composto por Luke Stewart, no contrabaixo, Russel Carter, na bateria, e Marta Sanchez, no piano.
Após uma pequena pausa, o cinema abre a segunda semana do ‘Julho é de Jazz’ com o documentário ‘Inside Scofield’, de Joerg Steineck, sobre o lendário guitarrista, no Theatro Circo, pelas 21h30. O gnration acolhe a 10 de julho Zoh Amba, pelas 21h30. A saxofonista norte-americana coleciona elogios de renomados improvisadores com o dobro ou o triplo da sua idade, como John Zorn, William Parker, Shahzad Ismaily ou Steve Gunn com o seu Zoh Amba Sun Ensemble, acompanhada por Lex Korten, no piano, e Miguel Marcel Russell, na bateria.
Na sexta-feira, 11, Mary Halvorson regressa a Portugal, acompanhada do seu Amaryllis Sextet, para um concerto no Theatro Circo. O último fim de semana arranca com o jovem quarteto ‘Fourward’. O quarteto bracarense formado por José João Viana, na guitarra elétrica, Gonçalo Cravinho Lopes, no baixo e contrabaixo, Simão Duque, no trompete, e Tomás Alvarenga, nos sintetizadores e bateria apresenta-se pela primeira vez no gnration, a partir das 21h30.
No sábado, a Orquestra Jazz de Matosinhos convida o trompetista Peter Evans, figura fundamental do jazz moderno, para o concerto de encerramento da décima primeira edição do ‘Julho é de Jazz’. Com a direção musical de Pedro Guedes e Evans como solista, vão reconstruir o som expansivo dos discos Miles Ahead (1957) e Porgy & Bess (1959), trabalhos essenciais da história do jazz e da música improvisada.