ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR/Rotunda Santos da Cunha
Pedro Andrade

Regional 25.01.2018 17H37

JS de Braga "apreensiva" com projecto para Eixo da Rodovia

Escrito por Pedro Andrade
O projecto final deverá ser apresentado para discussão pública no próximo mês de Fevereiro.
Bruno Gonçalves, presidente da JS de Braga, deixa alguns alertas

false / 0:00

A Juventude Social (JS) de Braga está apreensiva com as primeira propostas da autarquia bracarense para a renovação do eixo da Rodovia, entre a rotunda Santos da Cunha e a rotunda da Universidade do Minho (UMinho).


Por enquanto, o projecto final não está concluído (será colocado para discussão pública no próximo mês de Fevereiro), mas a Câmara Municipal de Braga pretende retirar as travessias aéreas, colocar mais passadeiras e semáforos, avançar para a construção de uma faixa exclusiva para autocarros e, ainda, abrir uma área ciclável.


Bruno Gonçalves, presidente da JS de Braga, disse à RUM que a retirada das passagens aéreas “não será a melhor opção de segurança para os peões”. “já percebemos, noutros locais da cidade, que essa retirada serviu para condicionar ainda mais a circulação automóvel”, acrescentou.


Ainda assim, a JS de Braga vê “com agrado” a construção de uma faixa dedicada a bicicletas. Quanto à faixa exclusiva para autocarros, mais uma vez, a JS está apreensiva quanto “às implicações para o condicionamento da circulação automóvel naquela zona da cidade”.


De acordo com a autarquia, o projecto será motivo de discussão pública no mês de Fevereiro. Bruno Gonçalves garante que a JS de Braga “vai aguardar pela apresentação do projecto final e que saberá reconhecer aquilo que é possível ser uma oportunidade benéfica para a cidade, mas também o que poderá ser necessário melhorar”. “Por isso, estamos ao dispor do executivo para encontrarmos as melhores soluções para estes propostas que têm a ver com a mobilidade na cidade de Braga”, afirmou.

Deixa-nos uma mensagem