ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Ariana Azevedo

Regional 29.04.2025 17H47

José Monteiro é o novo diretor da Polícia Judiciária de Braga

Escrito por Ariana Azevedo
Dirigia o Departamento de Investigação Criminal da Guarda desde 2014. A nomeação de José Monteiro, em comissão de serviço por três anos, tem efeito a partir desta quarta-feira. 

José Joaquim da Cunha Monteiro foi designado, em comissão de serviço por três anos, como diretor do Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Braga da Polícia Judiciária (PJ), segundo o Despacho n.º 5016/2025, publicado em Diário da República e assinado pela Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice.


A nomeação ocorre num momento que o Governo classifica como de “importância, inadiabilidade e prejudicialidade”, justificando a decisão com a “necessidade essencial e inadiável” de garantir a coordenação efetiva daquela unidade da PJ. A urgência prende-se com a promoção do anterior responsável interino, que “iniciando o respetivo curso de formação em abril”, deixou vaga a liderança da estrutura.


No despacho, é sublinhado que o cargo em causa não está sujeito ao regime de nomeação de dirigentes superiores da Administração Pública, tratando-se de uma função técnica, “provida a partir de indivíduos necessariamente integrados em determinadas categorias” da carreira de investigação criminal da PJ.


José Joaquim Monteiro é coordenador superior de investigação criminal desde 2006. Dirigia o Departamento de Investigação Criminal da Guarda desde 2014. Ao longo da carreira, exerceu também funções na Diretoria do Norte da PJ, e entre 2002 e 2006 foi oficial de ligação na Embaixada de Portugal no Brasil.


Na sua nota curricular, destacam-se louvores da Ministra da Justiça por “espírito de sacrifício, dedicação, profissionalismo e determinação” em investigações de criminalidade violenta. Em 2000, foi agraciado com a Cruz de Mérito Policial com Distintivo Branco pelo Ministro do Interior de Espanha, “em razão de excecionais serviços e merecimentos reconhecidos no âmbito da cooperação policial”.


Ainda de acordo com o despacho, a designação tem efeito a partir desta quarta-feira, 30 de abril.

Deixa-nos uma mensagem