Legislativas 2025 07.04.2025 17H46
José Luís Carneiro. Impasse na lista de Braga “é um assunto ultrapassado e que está bem resolvido”
O cabeça de lista por Braga desvalorizou o facto de a comissão política distrital do Partido Socialista ter chumbado a primeira lista apresentada para o círculo de Braga e disse que tem sido “muito bem acolhido” pelos dirigentes da distrital do partido.
O Partido Socialista apresentou esta segunda-feira a lista de candidatos à legislativas antecipadas de 18 de maio. O cabeça de lista do partido, José Luís Carneiro, desvalorizou o facto de a comissão política distrital do Partido Socialista ter chumbado a primeira lista apresentada para o círculo de Braga.
O ex-ministro de António Costa, afirmou que não constava na primeira lista por ter sido convidado para liderar o círculo de Coimbra, porém, José Luís Carneiro vincou que já “tinha compromissos muito claros com o distrito de Braga”. Para o socialista, este é um assunto que “está ultrapassado e bem resolvido”, acrescentando que tem sido “muito bem tratado e acolhido” pelos dirigentes do distrito de Braga.
Sublinhou ainda que o Partido Socialista conta com “muitas personalidades que podiam ser candidatos em quaisquer regiões do país” e recordou que possui uma vida toda pelo interior do distrito de Braga e do Porto. “A minha representação política corresponde a um compromisso com as pessoas e uma proximidade e um conhecimento efetivo dos territórios”, referiu.
Ao realizar diversas críticas ao trabalho realizado pelo atual governo, que terá deixado, segundo a análise do deputado, de realizar diversas ações que já estavam planeadas pelo antigo governo socialista, avançou que o PS vai realizar quatro sessões para perceber as reivindicações da população. Entre os temas que devem trabalhar “no curso da campanha”, estão a economia e os efeitos no distrito e da região com as tarifas adotadas por parte dos Estados Unidos e da guerra comercial “que está instalada em termos globais”; além da educação, cultura, ciência e democracia. Por fim, ainda tem entre as prioridades o combate à pobreza e às desigualdades e questões ligadas “à juventude, ao desporto, ao recreio, ao lazer, ao emprego e às condições de vida, particularmente dos mais jovens”.
Após perder três assentos pelo círculo de Braga, das Legislativas de 2022 para as eleições de 2024, José Luís Carneiro não quis estabelecer uma meta para eleger deputados. Para o socialista, “mais do que estabelecer metas em relação ao número, é importante estabelecer metas quanto aos conteúdos e aos compromissos assumidos com as populações”.
Lista do Partido Socialista
1. José Luís Carneiro
2. Sandra Lopes
3. Pedro Sousa
4. Paulo Silva
5. Irene Costa
6. Hernâni Loureiro
7. Gilberto Anjos
8. Isabel Costa
9. Pompeu Martins
10. Vânia Cruz
11. Nuno Barreto
12. Teresa Elsa Costa
13. Joana Madail
14. José Arnaldo Vareiro
15. Anabela Alves
16. Inês Rodrigues
17. Óscar Miranda
18. Diana Silva
19. Francisco Macedo