ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Academia 09.06.2022 08H39

Jorge Correia Pinto é o novo presidente da Escola de Medicina

Escrito por Vanessa Batista
Tomada de posse está agenda para 21 de junho, terça-feira, às 10h00, no anfiteatro da Escola de Medicina da Universidade do Minho.
Declarações à RUM do novo presidente da Escola de Medicina da UMinho, Jorge Correia Pinto.

false / 0:00

Jorge Correia Pinto é o novo presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho. O professor catedrático e Diretor do Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital de Braga foi candidato único nas últimas eleições. Irá suceder a Nuno Sousa que apresentou a sua demissão a 29 de abril, devido a “restrições orçamentais muito significativas”.


A cerimónia de tomada de posse está agendada para 21 de junho, terça-feira, às 10h00, no anfiteatro da unidade orgânica. Em breve, deverão ser marcadas novas eleições, desta feita para a escolha do novo diretor do ICVS – Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde cargo que desde 2019 era ocupado por Jorge Correia Pinto.


O novo presidente foi um dos fundadores do projeto da Escola de Medicina na UMinho. Ouvido pela RUM, declara que o momento difícil que a unidade orgânica e a academia minhota estão a viver determinaram a sua vontade em contribuir, uma vez mais para o sucesso da missão que em conjunto iniciaram há mais de 20 anos.


A nova presidência será composta por António Salgado no pelouro da investigação, Patrício Costa responsável pela gestão e planeamento e Cristina Nogueira Silva no pelouro da Educação.


Ciente dos desafios financeiros que surgiram nos últimos tempos muito devido à atualidade internacional, Jorge Correia Pinto apela à "criatividade" de toda a comunidade para, em conjunto, encontrarem uma forma de ultrapassar este momento difícil "sem comprometer o caminho que tem sido traçado".


Uma das bandeiras desta equipa passará por uma maior aposta na investigação quer esta seja mais fundamental ou aplicada.


Jorge Correia Pinto é professor catedrático da Escola de Medicina desde 2012 e diretor do serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital de Braga, que o próprio ajudou a fundar. Atualmente, conta com mais de 50 prémios de investigação em congressos e sociedades científicas.

Deixa-nos uma mensagem