ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redação

Nacional 28.09.2021 15H19

João Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão por burla qualificada

Escrito por Redação
Ex-presidente do Banco Privado Português (BPP) João Rendeiro foi condenado esta terça-feira a três anos e seis meses de prisão efetiva num processo por crimes de burla qualificada.

O ex-presidente do Banco Privado Português (BPP) João Rendeiro foi condenado esta terça-feira a três anos e seis meses de prisão efetiva num processo por crimes de burla qualificada.


Na origem deste julgamento está a queixa do embaixador jubilado Júlio Mascarenhas que, em 2008, investiu 250 mil euros em obrigações do BPP, poucos meses antes de ser público que a instituição liderada por João Rendeiro estava numa situação grave e ter pedido um aval do Estado de 750 milhões de euros.

Na leitura da sentença deste processo, o coletivo de juízes condenou João Rendeiro a três anos e seis meses de prisão.

Também neste processo estavam acusados os ex-administradores Paulo Guichard e Salvador Fezas Vital (o único presente no tribunal). O primeiro foi condenado a três anos de prisão e o segundo a dois anos e seis meses de prisão.


O tribunal decidiu que os ex-gestores do BPP terão ainda de pagar 225 mil euros por danos patrimoniais e 10 mil euros por danos morais a Júlio Mascarenhas.


c/ Lusa

Deixa-nos uma mensagem