ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redação

Desporto 07.08.2025 14H38

João Neves e Rodrigo Mora candidatos ao Troféu Kopa da France Football

Escrito por Redação
A revista francesa, que também atribui a Bola de Ouro, divulgou hoje os 10 nomeados na categoria de sub-21 na época de 2024/25.

Os futebolistas internacionais portugueses João Neves (Paris Saint-Germain) e Rodrigo Mora (FC Porto) são candidatos ao troféu Kopa, atribuído pela France Football e que distingue o melhor jogador do mundo de sub-21.

A revista francesa, que também atribui a Bola de Ouro, divulgou hoje os 10 nomeados na categoria de sub-21 na época de 2024/25, com João Neves, campeão europeu com o PSG, a repetir a nomeação da época anterior, e Rodrigo Mora a estrear-se.


Na última época, João Neves foi sexto, num troféu em que a votação é feita por um grande júri formado exclusivamente por antigos vencedores da Bola de Ouro, com cada elemento a poder escolher três futebolistas, por ordem. Entre os nomes apontados, volta a estar também o avançado espanhol Yamine Lamal, vencedor no último ano e que continua a ser um dos favoritos, desta vez com forte concorrência do francês Désiré Doué, peça-chave na conquista europeia do PSG.


Além de João Neves e Yamal, apenas Pau Cubarsi, central do FC Barcelona, surge a ‘repetir’ a nomeação neste troféu Kopa. Além dos mencionados Désiré Doué, Rodrigo Mora, João Neves, Yamal e Cubarsi, a lista inclui Ayyoub Bouaddi (Lille), Estêvão (Palmeiras/Chelsea), Dean Huijsen (Bournemouth/Real Madrid), Myles Lewis-Skelly (Arsenal) e Kenan Yildiz (Juventus).


Os nomes dos vencedores desta edição serão conhecidos em cerimónia a realizar em 22 de setembro.

Desde a criação do troféu, seis jogadores diferentes foram distinguidos: Kylian Mbappé (2018), Matthis de Ligt (2019), Pedri (2021), Gavi (2022), Jude Bellingham (2023) e Lamine Yamal (2024), com o ano de 2020 a ficar em ‘branco’, devido à pandemia da covid-19.


O português João Félix, atualmente no Al Nassr, foi terceiro classificado em 2019, ano em que foi transferido do Benfica para o Atlético de Madrid pela verba de 120 milhões de euros, um recorde para os ‘cofres’ dos ‘encarnados’.



LUSA

Deixa-nos uma mensagem