Academia 23.04.2025 15H32
Isabel Soares, Pedro Marques Gomes e Maria João Avillez juntam-se na UMinho para falar de Mário Soares
"Os Livros da Vida de Mário Soares" é o mote para mais uma conversa, com chancela da Casa do Conhecimento da Universidade do Minho.
"Os Livros da Vida de Mário Soares" é o mote para mais uma conversa, com chancela da Casa do Conhecimento da Universidade do Minho. A propósito do centenário do nascimento do antigo Presidente da República e primeiro-ministro, Isabel Soares, presidente da Fundação Mário Soares e Maria Barroso; Pedro Marques Gomes, também ligado à Fundação e Maria João Avillez, autora de três obras sobre Mário Soares, juntam-se, esta quarta-feira, no Largo do Paço da UMinho. A moderação cabe ao professor Sérgio Guimarães Sousa, da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho. A iniciativa tem início às 18h30.
A UMinho é uma das oito universidades nacionais envolvidas nas comemorações do Centenário do Nascimento de Mário Soares (1924-2017), a par das congéneres de Lisboa, Beira Interior, Coimbra, Évora e Porto, bem como do ISCTE e da Universidade Aberta.
Do programa comemorativo consta o congresso internacional “Mário Soares: Uma vida entre dois séculos”, que terá lugar em Coimbra, nos dias 9 e 10 de outubro de 2025, sendo a professora Alexandra Esteves um dos elementos da comissão organizadora. Os historiadores José Pacheco Pereira, Irene Pimentel, Luís Reis Torgal e Maria Inácia Rezola são alguns dos oradores convidados. A submissão de propostas de comunicação está aberta até 15 de maio.
Nos próximos meses, a UMinho promoverá várias iniciativas no âmbito destas comemorações, a anunciar oportunamente. Por exemplo, vai acolher a exposição da Fundação Mário Soares entre 15 de setembro e 20 de outubro. Por todo o país, as entidades parceiras irão também promover diversas exposições, publicações, ações educativas, debates, documentários, espetáculos, visitas, concursos e tributos.
Entretanto, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, tem patente até 30 de abril a exposição de cartazes “Mário Soares - 100 Anos”, que envolveu a Fundação Mário Soares e a Rede de Bibliotecas de Braga. Na inauguração, a professora Isabel Estrada Carvalhais, da Escola de Economia, Gestão e Ciência Política da UMinho, destacou o legado do homenageado na defesa da liberdade e na integração do país na UE. O momento juntou outros responsáveis como Isabel Soares, Teresa Calçada, Ricardo Rio, Aida Alves e Regina Alves.