Academia 17.02.2024 12H27
Isabel Soares é a galardoada com o Prémio de Mérito Científico da UMinho
Prémio será entregue na cerimónia que assinala os 50 anos da Universidade do Minho, este sábado, no Largo do Paço.
Isabel Soares, professora da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, é a galardoada deste ano com o Prémio de Mérito Científico da UMinho. A distinção foi atribuída durante a cerimónia que assinalou os 50 anos da UMinho, no Largo do Paço.
A docente destacou-se na área da vinculação e psicopatologia do desenvolvimento, coordenando estudos sobre o desenvolvimento de crianças e famílias em situação de elevada adversidade psicossocial. Ao longo da sua carreira conta com cerca de 150 publicações em livros e revistas científicas nacionais e internacionais, tendo sido agraciada, em 2023, com o Prémio Ibérico de Psicologia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e pelo Consejo General de Psicologia de Espanha.
A investigadora do Centro de Investigação em Psicologia diz-se "emocionada com a decisão", principalmente porque este é um prémio que reconhece a sua carreira na Universidade que é, para si, uma casa que sente como sua. Contudo, nas suas primeiras declarações, frisa que apesar de ser um prémio individual tem "diversos protagonistas".
Isabel Soares é licenciada e doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde foi docente desde 1980 até 1993, quando ingressou na Universidade do Minho. Foi diretora do curso de Psicologia, dos departamentos de Psicologia e de Psicologia Aplicada e presidente do Conselho de Cursos de Educação e Psicologia. Foi presidente da Escola de Psicologia, entre janeiro de 2013 e janeiro de 2016.
Atualmente é membro do Conselho Geral da UMinho e presidente do Conselho de Escola. É também diretora do Mestrado em Psicologia Clínica na Infância e Adolescência e coordenadora do Grupo de Estudos de Vinculação e Parentalidade, integrado no Laboratório de Investigação em Desenvolvimento e Psicopatologia do Centro de Investigação em Psicologia.
A investigadora foi a responsável pela candidatura à FCT do Laboratório Colaborativo ProChild, sendo atualmente presidente da sua direção. O ProChild CoLAB recebeu o Prémio Direitos Humanos 2023, atribuído pela Assembleia da República, reconhecendo o trabalho desenvolvido no combate à pobreza e exclusão social na infância e os contributos para políticas públicas de defesa dos direitos das crianças, através de uma abordagem científica transdisciplinar e articulação com várias entidades dos setores público e privados.
"Neste momento é o meu grande projeto académico e de vida", confessa. "Este laboratório colaborativo é uma oportunidade para contribuir para uma causa que sempre foi importante para mim, a pobreza infantil e exclusão social", afirma.
Para Isabel Soares a psicologia tem de "contribuir para o bem-estar das pessoas", mais concretamente das crianças em situação de grande adversidade, mas também das suas famílias e comunidades.
UMinho atribui quatro títulos de professores eméritos
José Vieira e Paulo Pereira, da Escola de Engenharia, Manuel Rocha Armada, da Escola de Economia e Gestão, e Manuela Martins, do Instituto de Ciências Sociais, receberam o título de docentes eméritos. Trata-se de uma forma de reconhecer professores aposentados pelo contributo prestado à Universidade do Minho.
Também durante a cerimónia, a academia minhota destacou os trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão que colaboram com a instituição há 30 anos.
Além disso, foram distinguidos os melhores alunos bolseiros de cada unidade orgânica, através da Caixa Geral de Depósitos, assim como os estudantes de Administração Pública com média mais alta, por parte da Câmara da Braga, e com melhor classificação dos cursos lecionados no Campus de Azurém, por via da autarquia de Guimarães.