Regional 19.12.2024 11H12
IP confirma estação de alta velocidade nas freguesias de Gondizalves e Semelhe
É a localização "técnica e economicamente mais favorável".
A Infraestruturas de Portugal confirmou à Universitária que a instalação da nova estação de alta velocidade deverá mesmo acontecer nas freguesias de Ferreiros e Gondizalves e de Real, Dume e Semelhe, sendo esta a opção "técnica e economicamente mais favorável".
“Os estudos em desenvolvimento pela Infraestruturas de Portugal para a Linha de Alta Velocidade Porto-Vigo assentam nos Estudos Prévios desenvolvidos pela RAVE, os quais, à data, obtiveram Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável. A atualização desses estudos confirmaram a localização prevista pela RAVE para a estação Braga AV, nas freguesias de Ferreiros e Gondizalves e de Real, Dume e Semelhe, como sendo a técnica e economicamente mais favorável”, alega a IP.
Na mesma nota, é referido que “a estação será servida pela futura Variante do Cávado, a qual garantirá uma ligação rápida à EN101 e ao nó de Ferreiros da A11, e ,através desta autoestrada, o acesso à A3, assegurando-se boas ligações com a estação atual, com o centro da cidade e com as zonas periféricas de Braga”.
A IP detalha ainda que “os serviços de alta velocidade irão usar, permanentemente, o ramal de Braga entre Nine e Tadim, existindo a possibilidade dos comboios AV, com término em Braga, servirem a atual estação, desde que o seu comprimento não exceda os 200 metros (comprimento aproximado de uma composição AV simples). Os comboios em composição dupla (com um comprimento aproximado de 400 metros) e os comboios AV com origem/destino em Vigo utilizarão a nova estação Braga AV”.
“A estação de Braga AV será uma estação extensa e larga, com cais centrais, linhas de resguardo para comboios AV que tenham Braga como estação terminal e pátio de manutenção”, finalizam.