Academia 03.12.2024 14H30
Investigador da UMinho escolhido para bolsa do Conselho Europeu de Investigação
O investigador junta-se a mais dois investigadores portugueses: Clara Pereira, da REQUIMTE – Rede de Química e de Tecnologia, num trabalho sobre híbridos autoalimentados; e Tomos Proffitt, da Universidade do Algarve, num projeto de arqueologia.
Rui Domingues, investigador do Instituto 3B's da Universidade do Minho, foi escolhido para uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação (CEI) com uma pesquisa sobre o paleolítico na Ásia Central Ocidental.
Num total de 678 milhões de euros atribuídos a 328 profissionais, anunciou hoje a Comissão Europeia, falando em “ideias científicas inovadoras”.~
“As subvenções apoiarão projetos científicos em todas as disciplinas de investigação, desde a engenharia e as ciências da vida até às ciências humanas. Por exemplo, os investigadores estudarão o que influencia as reações das pessoas aos imigrantes, utilizarão a inteligência artificial para melhorar o combate aos incêndios e prevenir fogos florestais catastróficos e desenvolverão investigação genética inovadora para realizar experiências mais rápidas e mais baratas, reduzindo significativamente o número de testes em animais”, elencou a Comissão Europeia na nota de imprensa.
Os vencedores destas subvenções realizarão os seus projetos em universidades e centros de investigação em 25 Estados-membros da UE e noutros países associados ao Horizonte Europa, como Portugal. O maior número de bolsas será atribuído a investigadores na Alemanha (67 projetos), França (38), Reino Unido (38) e Países Baixos (37).
Prevê-se que estas subvenções criem cerca de 2.750 postos de trabalho para bolseiros de pós-doutoramento, estudantes de doutoramento e outro pessoal das instituições de acolhimento, de acordo com Bruxelas.
c/ Lusa