Cultura 16.05.2025 15H58
‘Intervalo’ e ‘Inferno’ marcam novo ciclo expositivo do CIAJG
As mostras temporárias ficam patentes no espaço vimaranense até 21 de setembro.
O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) inaugura este sábado duas novas mostras temporárias. ‘Intervalo’, de Alexandre Estrela, e ‘Inferno’, filmada por Mariana Caló e Francisco Queimadela. As respetivas mostras ficarão patentes até setembro.
Alexandre Estrela, desenhou ‘Intervalo’ exclusivamente para o CIAJG, entre uma exposição tripartida, que começou em Lisboa, tem o segundo ato em Guimarães e fecha em Elvas. Dialoga com a animação e o desenho animado nas relações entre pintura e vídeo, nos enlaces de uma memória coletiva. O artista explora a exposição como um meio em si mesmo, numa experiência "meticulosamente orquestrada", que toma o piso térreo do Centro das Artes.
Aos microfones da RUM, o curador e assistente de direção artística do espaço, João Terras, ressalta que já no piso -1 do museu, apresenta-se uma só imagem em filme. ‘Inferno’. “Não é propriamente uma exposição” e foi filmada por Mariana Caló e Francisco Queimadela a convite do CIAJG.
João Terras ressalta que apesar de não terem “uma relação direta”, utilizam a imagem e o movimento em diálogo. O responsável sublinha que o Centro das Artes é um espaço vivo em que “todo o programa artístico é pensado, umas vezes mais direta, outras indiretamente, para refletir sobre a própria coleção”. Por isso, sublinha, é sempre possível “voltar ao CIAJG, porque as exposições e os pensamentos renovam-se”.
A abertura das exposições conta com a performance ‘Mickey Mouth’ a partir da exposição ‘Intervalo’, com Borja Caro e Violeta Azevedo, seguida de um jantar aberto ao público. Já no domingo há uma sequência de visitas à coleção permanente e às novas exposições, para marcar o Dia Internacional dos Museus.