Regional 30.04.2025 16H46
INL assina acordo de cooperação com a Fiocruz
O protocolo de parceria entre o Laboratório e o Instituto brasileiro tem vigência de cinco anos e formaliza e estabelece as bases do desenvolvimento tecnológico, produção e formação voltados para a área de nanotecnologia e para as suas aplicações em biotecnologia e saúde.
O Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia (INL) em Braga, assinou um memorando de entendimento com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Brasil, para estabelecer bases de cooperação internacional na área da saúde. A informação foi avança pela instituição brasileira esta terça-feira.
Segundo o comunicado da Fiocruz, a parceria tem um prazo de vigência de cinco anos. O documento formaliza e estabelece as bases da cooperação internacional a ser desenvolvida em pesquisa, desenvolvimento tecnológico, produção e formação voltados para a área de nanotecnologia e para as suas aplicações em biotecnologia e saúde.
Para o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, durante a assinatura do memorando de entendimento, em Lisboa, a 23 de abril, o acordo “reúne, do lado da Fiocruz, uma referência mundial no campo da saúde pública e, do lado do INL, uma referência mundial no campo da nanotecnologia”. Em comunicado, a Fundação Oswaldo Cruz ressalta que, ambas as instituições são, na área temática que trata das ciências da vida, poderosas e complementares. Enquanto o INL tem competências em engenharia biomédica, a Fiocruz tem acesso "a um dos maiores sistemas de saúde pública do planeta", destacou o diretor-geral do INL.
O objetivo, segundo a instituição, é fazer chegar à sociedade os benefícios da pesquisa e da inovação, por isso, estão previstas ações conjuntas como cooperação mútua em projetos, mobilidade de pesquisadores e alunos, organização de eventos científicos, partilha de informações, mecanismos de financiamento, entre outras atividades a serem divulgadas.
Considerada uma das organizações de maior destaque na América Latina, a Fundação Oswaldo Cruz está vinculada ao Ministério da Saúde e atua na pesquisa e no desenvolvimento científico e tecnológico da saúde brasileira.