ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Escola da Garapôa. (FOTO: DR)
Elsa Moura

Regional 29.11.2022 11H40

Infiltrações em escolas de Braga demonstram "irresponsabilidade" da CMB, diz PS

Escrito por Elsa Moura
Vereadores do Partido Socialista alertaram ontem para a escola da Garapôa, cujas infiltrações levaram o estabelecimento a colocar plásticos e baldes em plena sala. Há mais escolas a denunciar problemas do género. Autarquia justifica situação com as condições atmosféricas.
Declarações de Hugo Pires e Ricardo Rio

false / 0:00

Os vereadores do Partido Socialista em Braga iniciaram esta segunda-feira um périplo pelas escolas de Braga que estão nesta altura com problemas relacionados com infiltrações. Depois de um conjunto de fotografias que durante o fim-de-semana circulou nas redes sociais, nomeadamente da escola da Garapôa, na freguesia de Celeirós, os vereadores do PS terão recebido denúncias de mais problemas semelhantes noutros estabelecimentos de ensino. Há duas semanas, o PS já tinha criticado publicamente o caso do Mercado Cultural do Carandá, também a sofrer com infiltrações em salas de apoio, nomeadamente na parte dedicada à Escola de Dança Arte Total.


No decorrer da reunião de executivo desta segunda-feira, o vereador Hugo Pires denunciou o caso da escola da Garapôa, acusando a maioria de não assumir atempadamente as suas responsabilidades para evitar situações do género. "Recebemos fotos de uma situação preocupante na escola da Garapôa. Há infiltrações junto a uma instalação elétrica e depois há um plástico que encaminha água para um balde. É preocupante, ainda por cima num equipamento que alberga crianças. É de uma total irresponsabilidade", criticou.


Sobre o caso denunciado, o autarca Ricardo Rio esclareceu que se trata de "uma situação muito particular" que exige a substituição integral da cobertura. Segundo o social democrata, o problema agravou-se "devido ao forte nível de pluviosidade que acabou por levantar a cobertura". "A própria cobertura está obsoleta e não há possibilidade de reposição das telhas. Terá que haver uma intervenção que já está contratualizada e que vai ser executada logo que as condições atmosféricas o permitam", esclareceu em resposta às denúncias.


PS faz périplo por escolas de Braga a necessitar de intervenção


Depois da reunião de executivo, os socialistas visitaram a EB1 da Garapôa e já anunciaram umn périplo por outras escolas nas próximas semanas para verificar as necessidades. 

"As crianças têm que ter condições para estudar e tem que haver o mínimo de segurança", notou. Aliás, o vereador do PS acusou mesmo a maioria de estar a começar a resolver problemas do género, nomeadamente no Mercado Cultural do Carandá, porque o partido da esquerda denunciou publicamente a situação.


Autarca lembra que no caso da Ponte Pedrinha, município não pode ir além de medidas "paliativas"

Ora, Ricardo Rio avisa que muitas das situações estão relacionadas com as condições atmosféricas que se fizeram sentir nas últimas semanas e que causaram problemas noutros estabelecimentos públicos e privados. 

No caso da Escola da Ponte Pedrinha, também com problemas de infiltração, o autarca lembrou que não é possível ir além de medidas paliativas, uma vez que está prevista uma intervenção de fundo. "Há situações e situações. A escola da Ponte Pedrinha vai sofrer uma remodelação profunda, está em fase final de projeto para lançamento do respetivo concurso e, portanto, não faz sentido estarmos a fazer obras muito significativas", respondeu o social democrata.


Deixa-nos uma mensagem