ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fotografia: Humberto Soeiro sentado à esquerda no Comício da CDE, nas eleições de 1969
Catarina Martins

Regional 30.01.2024 07H52

Humberto Soeiro homenageado em exposição e conferência

Escrito por Catarina Martins
O advogado e opositor ao Estado Novo será homenageado esta sexta-feira, no Teatro António Fonseca da Escola Sá de Miranda. 
Declarações de Paulo Sousa, coordenador da Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas de Braga.

false / 0:00

As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril da Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas de Braga prosseguem, esta sexta-feira, com uma exposição e uma conferência dedicada ao advogado e opositor ao Estado Novo, Humberto Soeiro.


Humberto Soeiro começou por ser professor do ensino primário, mas foi afastado do ensino por motivos políticos. Posteriormente tirou o curso de Direito, tendo sido preso pela PIDE, em 1967. O seu escritório de advogados serviu de sede para os que se opunham ao regime. Durante a Ditadura dedicou-se a defender presos políticos nos tribunais plenários, tendo participado ainda, como candidato da oposição democrática, nas eleições de 1961, 1965 e 1969 para a Assembleia Nacional. Humberto Soeiro faleceu, em Braga, em 1999, com 77 anos.

 

A iniciativa terá lugar no Teatro António Fonseca da Escola Sá de Miranda. De acordo com Paulo Sousa, coordenador da comissão, a mostra contará com o espólio sobre Humberto Soeiro da Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Sá de Miranda, ao qual se junta a documentação cedida pela sua família, como, por exemplo, cartas.


José Manuel Mendes, Vítor Louro e Fátima Soeiro são os convidados oradores na conferência que contará com a moderação de Henrique Barreto Nunes e que servirá para "recordar a sua vida dedicada ao serviço público". "Humberto Soeiro é uma das espinhas dorsais, entre muitos dos outros advogados que com ele comungavam esta necessidade pela libertação do país, que merece esta homenagem", considera.


As iniciativas arrancam pelas 21h00.

Deixa-nos uma mensagem