ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

3ª edição do evento foi apresentada esta terça-feira no jardim onde vai decorrer o festival. (FOTO: RUM)
Elsa Moura

Regional 31.05.2023 11H17

Hopen Braga Beer Festival apresenta mais de 200 cervejas portuguesas

Escrito por Elsa Moura
Evento dedicado à cerveja artesanal decorre de sexta a domingo no jardim do Campo das Hortas, com vista para o Arco da Porta Nova. Organização estima vender mais de 10 mil litros de cerveja.
Declarações de Filipe Macieira, cerveja Letra, Rui Marques, AEBraga e Altino Bessa, CMBraga

false / 0:00

É já considerado o segundo maior evento de cerveja artesanal do país, depois do Porto, e está de volta para três dias de degustação de cerveja artesanal, com moderação, ainda que a organização estime o consumo de mais de dez mil litros de cerveja. O Hopen Braga Beer Festival decorre de 2 a 4 de junho e vai trazer uma nova vida ao Campo das Hortas e ao jardim dos Chorões, onde ficarão instalados os vendedores de streetfood.


O evento foi apresentado esta terça-feira por Filipe Maceira, da Letra, a marca mais conhecida de cerveja artesanal na região minhota, que está na organização do evento em parceria com a Associação Empresarial de Braga e o Município de Braga.


No ano anterior foram "batidos todos os recordes" e este ano, pela primeira vez, o Hopen vai reunir "o maior número de cervejas nacionais" com a presença exclusiva de marcas de cerveja artesanal "com fábrica própria". "Queremos que o produtor venha e comunique os próprios produtos", sublinha. "Tendo em conta os copos adquiridos pelos consumidores no ano transato, terão passado entre 25 mil a 30 mil pessoas, e este ano esperamos chegar às 35 mil pessoas", completa. AInda de acordo com Filipe Macieira, o Hopen Beer Festival, contrariamente a outros festivais, é rentável para as empresas que participam. 


Serão apresentadas novas cervejas num fim-de-semana em que está também assegurada a dimensão gastronómica, desta vez com um espaço dedicado no jardim dos Chorões. Às 22 marcas de cerveja artesanal juntam-se este ano duas marcas de sidra, também com produção nacional, uma delas de Ponte de Lima.


De acordo com Filipe Macieira, os representantes vêm de diferentes pontos do país, incluindo Algarve e Alentejo. "A ideia é trazer esta mistura de receitas de cervejas", afiança, garantindo que este conceito está cada vez mais presente na sociedade portuguesa.


10% da população adulta consome com regularidade cerveja artesanal


Rui Marques, diretor geral da AEBraga, sublinha que se trata de um evento que já está no calendário dos bracarenses até porque durante o ano a cerveja artesanal é cada vez mais solicitada nos estabelecimentos. "Já temos cerca de 10% da população adulta que consome com regularidade cerveja artesanal. É consumida, sobretudo, fora de casa. Este setor trabalha muito bem", refere. Em Braga, além de espaços exclusivamente dedicados à cerveja artesanal, são cada vez mais os estabelecimentos que disponibilizam este produto.


O lúpulo, um conservante natural, é um dos ingredientes presente na cerveja artesanal e o vereador do município de Braga, Altino Bessa, vê no aumento crescente do consumo outra área de negócio a desenvolver. "Em Portugal não somos grandes produtores e isso pode ser uma alternativa de cultura agrícola, principalmente nos concelhos mais pequenos", sugere.


A música vai estar presente desde o início até ao fim do festival que engloba ainda showcooking, passeios no centro histórico e workshops.

Deixa-nos uma mensagem