Regional 28.09.2024 10H45
Hoje há manifestações pelo direito à habitação em Braga e Guimarães
Ações decorrem em 22 cidades do país e são convocadas pelo movimento Casa Para Viver.
Este sábado à tarde são esperadas centenas de pessoas nas ruas de 22 cidades do país numa manifestação pelo direito à habitação. As cidades de Braga e Guimarães estão no grupo de cidades mobilizadas para esta ação de alerta e sensibilização contra o preço das casas, prestações bancárias e arrendamentos elevados que colocam em risco o acesso de muitos cidadãos e famílias a um direito consagrado na lei. As ações são convocadas pelo movimento Casa Para Viver.
Na cidade de Braga a concentração está agendada para as 15h00, junto ao Coreto da Avenida Central. Na cidade de Guimarães o encontro acontece no Coreto do Jardim da Alameda.
O movimento em Braga alerta para o elevado preço das casas, para famílias a residir em casas sobrelotadas por falta de disponibilidade financeira para um arrendamento individual. Há também relatos de pessoas a viver em garagens e lojas.
Para a plataforma – que junta mais de cem organizações e já mobilizou milhares de pessoas nas ruas de várias cidades em três manifestações (junho e setembro do ano passado e janeiro deste ano) –, o novo Governo “está bastante comprometido com aquilo que é o negócio imobiliário”.
“Os preços e as rendas das casas continuam a subir, a sobrelotação aumenta, assim como as barracas, as pessoas em situação de sem-abrigo e os despejos. A maior parte do nosso salário, senão todo (e muitas vezes este já não chega!), é gasta a pagar a casa. Desta forma, é inevitável que a pobreza aumente”, referem os organizadores.
Lisboa, Porto, Almada, Braga, Guimarães, Aveiro, Faro, Portimão, Lagos, Leiria, Santarém, Coimbra, Viseu, Funchal, Ponta Delgada, Viana do Castelo, Covilhã, Évora, Beja, Vila Nova de Santo André, Guarda e Portalegre são as cidades que vão acolher manifestações pelo direito à Habitação.