Cultura 04.05.2025 16H45
Guimarães recebe Spring Forward Festival 2026, em ano de Capital Verde Europeia
O Festival junta representantes de dança de toda a Europa, em Portugal, de 6 a 9 de maio de 2026.
Entre 6 e 9 de maio de 2026, Guimarães vai receber o Spring Forward, evento promovido pela Aerowaves. A cidade foi a escolhida para receber cetenas de artistas, coreógrafos e programadores de artes performativas oriundos de toda a Europa e de outros continentes.
A 15ª edição da iniciativa vai decorrer na cidade berço no ano em que Guimarães será Capital Verde Europeia e em que a Aerowaves, que promove o evento, celebra 30 anos de existência. O festival começou em 2011 como resposta a um clima económico incerto e às realidades enfrentadas pelos artistas emergentes da dança no início das suas carreiras e oferece, desta forma, um contexto favorável para jovens coreógrafos apresentarem os seus trabalhos.
A seleção dos vinte projetos a apresentar em Guimarães será decidida em outubro deste ano em Budapeste (Hungria), e farão parte do programa a ser vivido por centenas de programadores internacionais ao longo de 4 dias intensos.
A organização fica a cargo d’A Oficina e da Aerowaves, uma plataforma criada em 1996 para identificar trabalhos promissores dança contemporânea europeia criados por artistas emergentes, além de promoveros seus trabalhos através de apresentações internacionais.