Cultura 04.06.2024 17H56
Guimarães prepara-se para cinco dias de celebração. Feira Afonsina alargada a Couros
Toda a programação, com o apoio do Município de Guimarães, está orçada em 250 mil euros.
Este ano, a 12ª edição da Feira Afonsina será alargada à zona de Couros recentemente integrada na área classificada como Património Mundial da UNESCO. Guimarães prepara-se assim para cinco dias intensos de celebração da história de Portugal. Primeiro, a 15 de junho, com as quintas Jornadas Históricas. Segue-se de 21 a 25 de junho a Feira Afonsina, com destaque para o Dia Um de Portugal, a 24 de junho, feriado municipal, no qual se comemora a Batalha de São Mamede.
A apresentação dos programas teve lugar nas instalações do Curtir Ciência, na zona de Couros. O vereador da cultura, Paulo Lopes Silva, destaca a "forte participação da população" com mais de 70 voluntários e perto de 120 mercadores na envolvente entre o Castelo de Guimarães, Paço dos Duques de Bragança e o Largo Martins Sarmento. Estão também previstos mais de 100 artistas e 18 companhias de teatro nas diferentes ações recreativas desta época medieval.
Apesar de recuar no tempo, o Município de Guimarães não esquece as preocupações ambientais, logo serão tomadas medidas com o intuito de tornar o evento mais verde, nomeadamente, com a redução de papel privilegiando sinaléticas digitais através de QR Codes. No mesmo sentido, mas para o plástico, serão instalados pontos de abastecimento de água.
Toda a programação, com o apoio do Município de Guimarães, está orçada em 250 mil euros.
Dia Um de Portugal com estreia de composição que une os dois lados da Península Ibérica.
A sessão solene de 24 de junho está prevista para o Campo de São Mamede pelas 21h30. Caso as condições meteorológicas não o permitam as celebrações rumam ao Centro Cultural Vila Flor. Além das condecorações honoríficas a 25 antigos combatentes está previsto um concerto único que será interpretado pela Banda de Musical de Pevidém e o Coro São Mamede com participação de um maestro espanhol responsável pela composição inédita inspirada pela Batalha de São Mamede de 1128.
Com o intuito de aproximar o exército da comunidade, nos dias 22 e 23 de junho, junto ao Castelo, toda a comunidade está convidada a participar nas atividades programadas. De acordo com o Coronel Fernando Martinho, o exército irá fazer demonstrações com dois carros de combate Pandur e atividades como escalada com uma torre multiactividades. Esta será uma oportunidade para os interessados conhecerem melhor as Forças Armadas.
´Os Alicerces do Reino` é o tema deste ano da Feira Afonsina.
Este ano, a Feira Afonsina decorre de 21 a 25 de junho, sendo que o evento será alargado a Couros que foi integrada na zona classificada como Património da UNESCO. O programa, segundo Isabel Pinho, chefe da divisão de Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, é vasto passando por visitas encenadas, oficinas, teatro e música.
O programa completo pode ser consultado aqui.
V Jornadas Históricas serão dedicadas a Mumadona Dias.
A condessa do Condado Portucalense e uma das mulheres mais poderosa do seu tempo, Mumadona Dias, será a figura central das V Jornadas Históricas que irão decorrer a 15 de junho, na Pousada de Santa Marinha da Costa. Uma oportunidade de debater a arquitetura desta época a partir das 10h00, estando prevista a apresentação da reconstituição diacrónica digital das zonas ocupadas pelo antigo condal e pelo Mosteiro de Santa Marinha da Costa por investigadores da Universidade do Minho e da Galiza.
Outro dos momentos altos do programa será a apresentação do quarto volume da revista Afonsina – O Quotidiano na Idade Média por Antero Ferreira, presidente da Sociedade Martins Sarmento.