Academia 18.10.2023 15H52
Governo lança Programa de Incentivo ao Empreendedorismo Jovem no ensino secundário
Medida integra o Orçamento de Estado para o próximo ano, de acordo com o secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Correia.
O Governo vai lançar um Programa de Incentivo ao Empreendedorismo Jovem no ensino secundário. A medida piloto está prevista no Orçamento de Estado para 2024. A novidade foi avançada pelo secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Correia, à margem da sessão de abertura do segundo e último dia da 15ª edição da Start Point Summit.
O objetivo é envolver mais de 2 mil jovens de todos os distritos do país e das regiões autónomas da Madeira e Açores, de modo a "despertar o espírito empreendedor numa idade pré-universitária". Trata-se de uma forma, segundo o governante, de "fazer crescer aquilo que é uma das áreas fundamentais (empreendedorismo) e que tem ajudado o país a dar o salto". "O programa arrancará com 20 projetos-piloto porque também queremos abrangência territorial", avança.
O secretário de Estado considera a iniciativa organizada pela Associação Académica da Universidade do Minho, uma referência para as restantes academias do país, uma vez que os números impressionam. Cerca de 70 empresas, startups e entidades com mais de 800 oportunidades de emprego e estágios.
Questionado sobre o facto de muitos jovens estarem a equacionar abandonar o país devido, sobretudo, a salários mais competitivos, João Paulo Correia adianta que o Governo está atento a esta questão e irá dar resposta já no próximo Orçamento de Estado quer através dos IRS Jovem quer de medidas para a habitação.
Atualmente, 50% dos jovens com 20 anos frequentam o ensino superior. Além disso, o secretário de Estado frisou que Portugal está muito perto de atingir uma meta histórica de 5 milhões de portugueses como população ativa, ou seja, um aproximar do que alguns economistas denominam de "pleno emprego".
"A Europa e o mundo vão continuam a ter potências económicas. O que compete a Portugal é convergir com a média europeia e isso tem sido feito. Isso significa, obviamente, mais crescimento económico, mais oportunidades de emprego, melhores salários, mais rendimento disponível", refere.
Segundo dados da Pordata, tendo por base o Instituto Nacional de Estatística (INE) - "Estimativas Anuais de Emigração", em 2013 emigraram 24.084 jovens. Para 2023, o Governo estima que este número passe para "metade", ou seja, cerca de 12 mil.
Um caminho que irá levar, na ótica do secretário de Estado, ao continuo decréscimo da idade de emancipação dos jovens que neste momento se cifra nos 29,7 anos, ainda acima da média europeia, de 26,4 anos.
Presidente da AAUMinho reivindica aumento no financiamento
Durante o discurso perante o secretário de Estado do Desporto e da Juventude, a presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Margarida Isaías, recordou o corte de financiamento sentido, este ano, no valor de aproximadamente 15 mil euros da parte do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude.
Uma decisão incompreensível para a representante estudantil, tendo em conta o aumento do número de alunos da academia assim como do impacto das ações da AAUMinho.
Margarida Isaías descreve a Start Point Summit como “um ponto de partida” para milhares de alunos, sendo que durante a visita aos stands das cerca de 70 empresas presentes no evento, encontrou alumni que conseguiram o primeiro emprego neste mesmo espaço.
“Vamos continuar a apostar em iniciativas de transição para o mercado de trabalho”, afirma.