ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Liliana Oliveira

Academia 26.05.2023 00H01

Governo investe mais 4 milhões para combater abandono no Ensino Superior

Escrito por Liliana Oliveira
Segunda fase do programa será destinada a instituições de ensino superior da Área Metropolitana de Lisboa, Algarve, Açores e Madeira.

O ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vai destinar mais quatro milhões de euros para o Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono. Esta segunda fase, tal como já havia sido anunciado, será destinada a instituições de ensino superior da Área Metropolitana de Lisboa, Algarve, Açores e Madeira, depois da primeira fase, no início do ano, ter financiado 24 universidades (públicas e privadas), com 6.6 milhões de euros, do Norte, Centro e Alentejo.


Segundo o Governo, os cerca de 11 milhões traduzem-se numa “iniciativa sem precedentes na promoção do sucesso académico e no combate ao abandono no ensino superior, com particular atenção aos estudantes inscritos pela primeira vez no primeiro ano, pela importância decisiva que tem essa fase de integração académica para o sucesso do percurso formativo”.


Apesar de Portugal ter taxas de abandono e de insucesso abaixo da média da OCDE, os últimos dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência mostram ligeiros aumentos. Entre as licenciaturas, a percentagem de abandono, no primeiro ano, foi de 10,8% (no ano anterior tinha sido de 9,1%) e nos mestrados, a percentagem sobe para os 16,2% (mais 0,2%).


No ano letivo de 2020/2021, quase um em cada quatro estudantes (24,4%) que tinham ingressado num curso técnico superior profissional (CTeSP) já não se encontrava no sistema de ensino superior nacional um ano após ter iniciado o curso. No ano anterior, a percentagem era de 18,7%, ou seja, 5,7 pontos percentuais abaixo.

Apenas os mestrados integrados mantiveram a taxa de abandono (3,7%) nos dois últimos anos em análise.


Recorde-se que, na altura em que foi anunciada a 1.ª fase deste programa, o secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira, disse que “as causas para o abandono e insucesso escolar em Portugal não são claras”. “Os fatores são mais complexos. Por exemplo, temos países na Europa que têm um sistema de apoios aos estudantes bem mais generoso do que o nosso e têm valores de abandono e insucesso piores do que Portugal”, referiu o governante.


A apresentação do lançamento do aviso de financiamento da 2.ª fase do Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior acontece esta sexta-feira, durante o II Seminário “Sucesso académico e prevenção do abandono no ensino superior", a partir das 14 horas, no Anfiteatro de Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que conta com a intervenção da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, na sessão de encerramento, pelas 17h45, e do Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira, na sessão de abertura pelas 14 horas.

Deixa-nos uma mensagem