ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Imagem da autoria de Ana de Jesus Ribeiro 
Elsa Moura

Cultura 29.06.2018 16H04

gnration revela programação até Setembro

Escrito por Elsa Moura
Concertos, cinema, artes visuais e uma exposição.Está revelada a programação mais forte do ano para o gnration.
Luís Fernandes, director artístico do gnration

false / 0:00

Dead Combo, Norberto Lobo ou Rizan Said são algumas das sugestões musicais do gnration para o próximo trimestre. A programação de Julho, Agosto e Setembro foi revelada esta sexta-feira. 


À RUM, Luís Fernandes, director artístico do gnration assume que este "trimestre peculiar" continuará a ser particularmente dedicado ao apoio à criação por autores e artistas locais. Em Agosto regressam, por isso, os Laboratórios de Verão e o gnration "volta a abrir-se a criadores locais para o desenvolvimento de trabalhos novos no âmbito das media arts".


Mas, ainda em Julho, mantém-se  a tradição com o ciclo de jazz e "nomes importantes da cena internacional", frisa o director. Os primeiros a apresentarem-se serão os norte-americanos The Bad Plus (12 Julho), seguidos de Pulverize The Sound - Peter Evenas, Tim Dahl, Mike Pride (13 Julho).


Destaque ainda para Bruno Pernadas e o trio The Rite of Trio. O trompetista Peter Evans, membro integrante do trio Pulverize The Sound, dará ainda uma 'masterclass' focada no improviso como método de composição.


Durante todo o ciclo, o gnration dará a conhecer a instalação musical interativa "My Jazz Band", de Rui Dias, que permitirá ao público tocar como uma banda virtual de jazz, utilizando para isso um interface gráfico num ecrã 'multi-toque'. Também em Julho, João Martinho Moura, artista 'media' português com reconhecimento internacional, apresenta "VV" em estreia mundial na galeria gnration (de 21 de Julho a 13 de Outubro).


Em Agosto, terá lugar a terceira edição do Cinema no Pátio, com sessões ao ar livre, feito em parceria com os festivais internacionais de cinema de Clermont-Ferrand, Curtas Vila do Conde e Porto / Post / Doc, com as sessões a terem lugar a 03, 19, 17 e 24 de Agosto.


No final de Setembro, o gnration reforça a parceria com os Encontros da Imagem. "Este ano faremos pela primeira vez uma exposição com curadoria conjunta e um espectáculo musicado com o britânico Pete Kember, um dos fundadores da banda Spacemen 3, apresenta-se em Braga como Spectrum.


gnration reforça programa para Noite Branca


Rizan Said, ex-teclista de Omar Souleyman é um dos grandes destaques.

Pelo palco gnration@ Noite Branca de Braga, que este ano será na praça do gnration, vão passar nomes como os portugueses Dead Combo (01 de Setembro), que vão dar a conhecer o mais recente disco, "Odeon Hotel", o sírio Rizan Said, ex-teclista do enigmático Omar Souleyman, Bateu Matou, grupo português formado pelos bateristas Quim Albergaria (PAUS), Ivo Costa (Batida, Sara Tavares) e RIOT (Buraka Som Sistema), e o saxofonista e compositor de jazz, português, João Mortágua, que apresentará o seu mais recente projeto, Axes.


"Sentimos uma dinâmica muito diferente do que sentíamos há quatro anos" - Luis Fernandes


O programador do gnration não esconde o entusiasmo para mais um trimestre de programação que se adivinha de sucesso. "Tem sido muito importante e valioso para nós perceber que após estes anos de trabalho de educação para a cultura e para novas formas de manifestação artística perceber que o público bracarense, e não só, confia em nós, adere em massa, esgota os nossos concertos. Sentimos uma dinâmica muito diferente daquela que sentíamos há quatro anos, estamos contentes pela resposta da cidade e muito motivados para continuar a fazer melhor", confessou Luís Fernandes à Universitária.



Deixa-nos uma mensagem