ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fotografias: Marta Pina e Joseph Hayes
Catarina Martins

Cultura 12.04.2024 13H49

gnration recebe duplo concerto com XEXA e Nabihah Iqbal

Escrito por Catarina Martins
O concerto acontece na blackbox do gnration, esta sexta~feira, a partir das 21h30.
Declarações de XEXA e Nabihah Iqbal.

false / 0:00

Esta sexta-feira, há noite de concerto duplo no gnration, em Braga, com a portuguesa XEXA e a britânica Nabihah Iqbal. O concerto acontece na blackbox, a partir das 21h30.


XEXA, que já passou pelo festival Semibreve, é a primeira a subir ao palco bracarense para apresentar o disco de estreia 'Vibrações de Prata', lançado no final de 2023. Aos microfones da RUM, a artista afrofuturista, que mistura ritmos tradicionais africanos com sintetizadores, paisagens sonoras e música eletrónica, mostra-se "entusiasmada" por regressar a Braga, garantido que as expectativas são "altas". "É bom e interessante voltar ao mesmo espaço para fazer uma outra apresentação", afirma.


Depois de, em 2021, editar a mixtape 'Calendário Sonoro', que compôs com base nos 12 ciclos lunares do ano, a artista apresenta agora o disco de estreia onde explora as suas raízes. "É um disco que explora bastante o meu início, a visão das minhas raízes e também o sound design, então, ao vivo, é interessante compor essa layering de sons e sonoplastias com a voz e projetar", refere, acrescentando que os temas da memória e do passado são também abordados.


XEXA avança também que o reportório vai contar com composições da mixtape 'Calendário Sonoro'.



Nabihah Iqbal apresenta ‘Dreamer’


Na segunda parte da noite, a DJ, produtora e locutora britânica Nabihah Iqbal estreia, em território nacional, o segundo e mais recente trabalho, ‘Dreamer’. Combinando a eletrónica com guitarras e batidas post-punk, a compositora presta homenagem à ascendência paquistanesa, utilizando instrumentos tradicionais. 


"O espetáculo ao vivo é com a minha banda, dois guitarristas, um baterista e um baixista, e a música soa um pouco diferente isto porque quando fiz o disco fiz tudo sozinha no estúdio e obviamente a versão ao vivo é diferente, mas tem sido muito divertido trabalhar com outros músicos", diz a artista em entrevista à RUM, mostrando-se "entusiasmada" por atuar numa nova cidade.


Lançado em 2023, o disco resulta de uma série de acontecimentos infelizes que a levaram a explorar as suas raízes paquistanesas. "Sentimental" é como a artista descreve o mais recente trabalho, mostrando-se "satisfeita" com o resultado. "Foi um álbum muito difícil de fazer e demorou muito tempo, mas quando terminei fiquei muito feliz e agora estou ainda mais porque estive em tour no último ano e a conhecer fãs e é a melhor sensação do mundo", afirma.


Nabihah Iqbal adianta que o reportório vai contar com temas do primeiro álbum ‘Weighing of the Heart’, lançado em 2017, e ainda algumas covers das suas músicas favoritas.

Deixa-nos uma mensagem