ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Geoparque Litoral de Viana do Castelo             
Inês Marinho

Regional 28.06.2017 12H46

Geoparque de Viana do Castelo recebe galardão

Escrito por Inês Marinho
Viana do Castelo recebeu, esta terça-feira o Prémio de Melhor Município para Viver no domínio ambiental. O galardão foi atribuído a Ricardo Jorge Carvalhido em virtude do projecto “Geoparque Litoral de Viana do Castelo”, desenvolvido numa investigação da Universidade do Minho.

Depois de ganhar o Prémio Geoconservação 2016, pelo grupo português da Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico, o Geoparque Litoral de Viana do Castelo foi novamente distinguido, este ano com o galardão atribuído a Viana do Castelo como o Melhor Município para Viver. O galardão do Instituto de Tecnologia Comportamental foi recebido esta Terça-feira de manhã por Ricardo Jorge Carvalhido, geólogo da UMinho e líder científico do projecto, na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. 


Em declarações à RUM, o geólogo afirma que "o Município de Viana do Castelo apresentou a sua candidatura ao concurso com o seu projecto mais inovador, o Geoparque Litoral de Viana do Castelo, e venceu dentro de um painél de mais de 15 projectos". 


O “Geoparque Litoral de Viana do Castelo”, aspirante à rede mundial de geoparques da UNESCO, preserva 13 geossítios classificados como monumentos naturais, revelando mais de 500 milhões de anos da evolução geológica do planeta. Resulta de dez anos de estudo de Ricardo Jorge Carvalhido, incluindo o doutoramento, artigos em revistas internacionais, as obras “O Livro de Pedra” e “O Livro do Professor”, guias para os cidadãos e formações/acções a técnicos, docentes e alunos. 


Para o geólogo da UMinho este prémio é motivo de "grande orgulho", sobretudo por ser o escolhido "entre outros projectos igualmente inovadores". Ricardo Jorge Carvalhido acrescenta ainda que "este projecto surgiu de uma investigação que se iniciou em 2005 na Universidade do Minho e começa agora a ter alguma visibilidade e implementação no território e impacto na vida das pessoas".

Deixa-nos uma mensagem