ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira

Regional 27.10.2025 15H16

Gala Solidária rende oito equipamentos de proteção individual aos Bombeiros Voluntários de Braga

Escrito por Liliana Oliveira
Gala Solidária, promovida por empresários da região, rendeu oito mil euros, usados na aquisição de oito Equipamentos de Proteção Individual. 
Declarações de António Ferreira, Pedro RIbeiro e Altino Bessa

false / 0:00

Foram entregues, esta segunda-feira, oito equipamentos de proteção individual aos Bombeiros Voluntários de Braga. A Gala Solidária “Juntos somos heróis”, promovida por dois empresários da região, rendeu oito mil euros, verba que foi utilizada na aquisição destes equipamentos.


O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Braga, capitão António Ferreira, lembrou a necessidade de substituir duas viaturas de combate a incêndios, mas, neste momento, não há verba disponível. “Uma associação de bombeiros voluntários vive do seu trabalho, de alguns apoios estatais ou da autarquia, mas que ficam muito longe de preencher e possibilitar a nossa vida diária”, afirmou o responsável. O presidente da corporação garante que em termos de equipamentos “não tem faltado nada”, mas, quanto a veículos, gostava de “poder substituir um veículo ou dois de combate ao fogo”, um investimento próximo do meio milhão de euros, mas, neste momento, não há condições financeiras para tal.

Pedro Ribeiro, comandante da corporação, reconhece que toda a ajuda é benvinda.

“Os equipamentos de proteção individual têm um desgaste brutal”, reconheceu.


Altino Bessa desafia outros empresários a ajudarem BVB


Nesse sentido, o vereador que tutela a Proteção Civil, Altino Bessa, lamenta que “a sociedade bracarense e os empresários não sejam grandes amigos dos bombeiros voluntários”. Por isso mesmo, Bessa desafia outros empresários a juntarem-se à causa dos bombeiros voluntários. “Ajudem os Bombeiros a ajudar”, reforçou. Segundo o vereador, a Câmara vai ajudando com o que pode, “deu um subsídio extra de 250 mil euros, tem um subsídio anual, financia três equipas permanentes, tem uma série de ajudas, mas não é suficiente”.


Pedro Faria, da Visible, a empresa que se juntou a esta causa, com a promoção de uma Gala Solidária, quis “dar visibilidade aos bombeiros voluntários de Braga”. “Estamos preparados para dar alguma continuidade a este tipo de ações”, admitiu. 

Deixa-nos uma mensagem