Academia 21.03.2024 21H00
Fibrenamics está a desenvolver um pijama que ajuda a evitar úlceras de pressão
Projeto ´4noPressure` é liderado pelo Grupo IMPETUS. Em breve é esperado que os pijamas funcionais cheguem ao mercado.
Está para breve a chegada ao mercado de um pijama que consegue evitar a formação de úlceras de pressão e infeções em pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida. Esta é a missão do projeto ´4noPressure` liderado pelo Grupo IMPETUS e que conta com a Fibrenamics no seu desenvolvimento.
O trabalha está, esta semana, em destaque no UMinho I&D. Trata-se de um trabalho apoiado pelo Compete 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento na vertente co-promoção, num investimento de cerca de 1,4 milhões de euros e que contou também com um incentivo FEDER de aproximadamente 925 mil euros.
De acordo com a gestora de projetos da unidade de design da Fibernamics, Luísa Arruda, este pijama consegue monitorizar através de sensores inseridos na peça de vestuário variáveis como pressão, temperatura e humidade.
Os responsáveis tiveram em consideração no design do produto a necessidade de aberturas acessíveis, de modo a conseguir de forma fácil trocar o pijama e utilizar cateteres.
Questionada sobre como é possível a um cuidador informal ou profissional de saúde monitorizar a pressão, temperatura e humidade, a responsável avança que está a ser desenvolvida, pelo INL, uma aplicação que irá alertar para estas questões.
Um dos modelos do pijama terá uma funcionalidade que irá permitir evitar infeções, visto que contará com microcápsulas com propriedades microbianas.