ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fotografia: Câmara de Braga
Redação

Regional 23.09.2022 16H27

Colheitas na Quinta Pedagógica de Braga juntam crianças e adultos

Escrito por Redação
A atividade promove o contacto intergeracional, a partilha de experiências e o desenvolvimento de competências.
O vereador do Ambiente e Desenvolvimento Rural, Altino Bessa, sublinha a importância da preservação de tradições. Já a coordenadora da escola da Presa, Lurdes Rocha, elogia a iniciativa, mas também salienta os desafios logísticos associados à participação nestas atividades.

false / 0:00

A iniciativa 'Desfolhada e Vindima' na Quinta Pedagógica de Braga juntou, esta quinta-feira, 150 crianças e adultos. A atividade contou com as presenças de alunos da EB1 de Presa, Adaúfe, Gandra e Ferreiros, a que se juntaram utentes da Associação Portuguesa de Deficientes e do Fundo Social do município.


Presente no evento, o vereador do Ambiente e Desenvolvimento Rural, Altino Bessa, destaca a importância de "envolver vários tipos de população, de forma a que as gerações mais velhas possam passar conhecimento aos mais novos, mantendo as tradições”.


54 crianças da escola do Jardim de Infância e da EB1 da Presa participaram pela primeira vez na dinâmica organizada pela Quinta Pedagógica. A coordenadora, Lurdes Rocha, elogiou a iniciativa e salientou a sua relevância no desenvolvimento das crianças, apesar dos desafios logísticos asociados à deslocação das crianças.


As empresas de transporte apenas garantem cadeiras elevatórias, o que não satisfaz as exigências previstas na lei para o transporte coletivo de crianças com este intervalo de idades. “Só o pelouro do Desporto é que tem cadeiras adequadas e ficamos impedidos de participar em muitas atividades”, afirma.


A última visita de estudo organizada pela educadora foi possível, conta, porque os pais das crianças emprestaram as cadeiras dos veículos próprios. Contudo, alerta que "nem todas têm um tamanho adequado aos bancos dos autocarros e demoram muito tempo a serem colocadas". Este ano, Lurdes Rocha solicitou apoio do Município de Braga e a participação na festa das colheitas concretizou-se sem constrangimentos.


Sobre a situação, Altino Bessa disse "não ter conhecimento dessa dificuldades", garantindo, que, "se em algum momento, a situação for reportada à Câmara Municipal, tudo fará para ajudar".


Deixa-nos uma mensagem