ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

CMB
Elsa Moura

Regional 12.07.2018 18H07

Feira Semanal de Braga fixa-se no sopé do Monte Picoto

Escrito por Elsa Moura
Município de Braga vai investir perto de meio milhão de euros na requalificação daquela área.
Ricardo Rio explica à RUM as razões da decisão

false / 0:00

[Em Actualização] A Feira Semanal de Braga vai ficar em permanência no sopé do Monte Picoto. A autarquia vai investir quase meio milhão de euros na requalificação daquela área que tem acolhido a feira semanal desde o arranque das obras no antigo PEB. O concurso público para a obra será lançado em breve e a autarquia prevê que o local fique devidamente preparado para acolher a feira até ao final deste ano de 2018. No decorrer dos trabalhos a feira continuará em funcionamento no mesmo local.


Ricardo Rio afirma, em declarações à RUM, que a intensificação da actividade do FORUM Braga desde a abertura está na base da decisão. "Quando procedemos a deslocalização era apenas numa óptica de mitigar os efeitos da intervenção, mas os primeiros meses de actividade do FORUM criaram-nos uma perspectiva de que seria benéfico para todas as partes envolvidas", começou por explicar.


A autarquia decidiu avançar com uma intervenção que visa requalificar o sopé e criar novas soluções com estacionamento e a possibilidade de outros eventos naquele local. 


Desclassificar a via à circulação automóvel é possibilidade para o futuro


Além de melhores condições de acesso, o espaço ficará preparado para acolher eventos culturais e semanais e, à excepção de terça-feira, nos restantes dias ficará disponível um parque de estacionamento com capacidade para 200 viaturas. Nos dias de feira, a rua ficará condicionada ao trânsito e Ricardo Rio admite até a possibilidade de, no futuro, encerrar aquela via ao trânsito a título definitivo. "No imediato a circulação apenas será interrompida nos dias de feira, mas não está descartado, no futuro, uma integração plena do Parque do Monte Picoto com o Parque de São João da Ponte e que aquela zona venha a ser desclassificada enquanto via de circulação em permanência", revelou.


"Toda a zona será pavimentada, serão criadas soluções de infra-estruturas eléctricas, de drenagens de águas residuais, um edifício de infra-estruturas de apoio, nomeadamente com casas-de-banho e electrificação necessária para a realização de eventos", acrescentou. Na zona de terra batida, o espaço será pavimentado e contará com cerca de 200 lugares para estacionamento de viaturas.


Estacionamento do FORUM Braga deverá ser concessionado


O autarca bracarense admitiu ainda à RUM que o parque de estacionamento do FORUM Braga deverá ser concessionado a privados. "Seria prejudicial para o FORUM todas as terças-feiras termos o estacionamento inibido", referiu, acrescentando que a concessão "é uma possibilidade que está a ser discutida". Tratar-se-á de uma concessão a título permante, "de quinze a vinte anos". Ricardo Rio lembra que nos grandes locais de eventos com esta dimensão é natural a cobrança de estacionamento.


Deixa-nos uma mensagem