ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: FC Famalicão
Ariana Azevedo

Desporto 21.11.2025 18H34

FC Famalicão espera "espetáculo de futebol" e quer continuar a sonhar no Estoril

Escrito por Ariana Azevedo
Hugo Oliveira rejeita favoritismos na deslocação ao Estoril, aponta aos "detalhes" para resolver a eliminatória e promete uma equipa focada em transformar o sonho do Jamor em realidade.
Hugo Oliveira, treinador do FC Famalicão, em conferência de imprensa:

false / 0:00

O treinador do FC Famalicão anteviu, esta tarde, a deslocação ao terreno do Estoril Praia a contar para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. Hugo Oliveira prevê uma eliminatória equilibrada, decidida nos detalhes, mas garante uma equipa focada em seguir em frente na "prova rainha".


O Estádio António Coimbra da Mota prepara-se para receber um duelo entre duas equipas da I Liga que, segundo o técnico famalicense, primam pelo futebol positivo. Na conferência de imprensa de antevisão, Hugo Oliveira recusou o favoritismo, atribuindo uma ligeira vantagem teórica ao fator casa do adversário, mas que espera ver anulada pelo apoio dos adeptos minhotos. "É um jogo que será equilibrado, com um vencedor que não é fácil de perspetivar. Vai ser um jogo extremamente complicado, uma espécie de 51-49, porque o fator-casa é sempre importante. Mas, como acredito que os nossos adeptos vão estar lá, o 51-49 passará a ser 50-50", analisou o técnico.


Rejeitando a ideia de rotação apenas por se tratar de uma taça, Hugo Oliveira garantiu que entrará em campo o "melhor onze" para garantir a vitória, tendo em conta a gestão física, o regresso das seleções e a recuperação de lesões. Sobre a disponibilidade de alguns atletas em dúvida, o treinador admitiu que a decisão será tomada "quase até à última da hora". Para o timoneiro do Famalicão, a Taça de Portugal é a "competição mais bonita do panorama futebolístico em Portugal", mas o foco mantém-se no pragmatismo.


O sonho é chegar à final, mas o objetivo imediato é ganhar ao Estoril. "Não vivemos num mundo imaginário, nem na espuma. Vivemos na realidade e trabalhamos muito para que esse sonho se torne realidade", frisou o técnico. Ao contrário do campeonato, a natureza a eliminar da Taça (onde o jogo pode ir a 120 minutos ou penáltis) obriga a uma abordagem mental diferente. Hugo Oliveira destacou que, num jogo entre equipas que gostam de "olhar a beleza do adversário" e praticar um futebol técnico, serão os detalhes e a capacidade de decisão individual a ditar o vencedor. "Para alguém ganhar, das duas uma: ou há uma equipa que comete mais erros e a outra aproveita, ou é de tal maneira competitiva que o que vai ser diferenciador é um momento de decisão do jogador", concluiu.


O FC Famalicão defronta o Estoril Praia este sábado, às 18h00, no Estádio António Coimbra da Mota, em Cascais, com o objetivo de carimbar a passagem aos oitavos de final da Taça de Portugal.

Deixa-nos uma mensagem