Academia 11.08.2023 12H47
Faz hoje 50 anos que Veiga Simão revolucionou a educação superior em Portugal
A 11 de agosto de 1973, era publicado o Decreto-Lei que formalizava a criação de quatro instituições universitárias, entre elas a Universidade do Minho.
Faz esta sexta-feira, 50 anos que foi publicado em Diário da República o Decreto-Lei que formalizava a criação de quatro instituições universitárias, entre elas a Universidade do Minho.
A reforma do Ministro da Educação, Veiga Simão, possibilitou a criação das apelidadas universidades novas que permitiram alargar o ensino a mais pessoas.
A Universidade do Minho irá festejar o seu cinquentenário a 17 de fevereiro de 2024. Data da tomada de posse da Comissão Instaladora.
Recorde-se que até 1972 existiam, em Portugal, apenas quatro universidades públicas – Porto, Coimbra, Lisboa e Técnica. Em 1973 foram criadas as universidades do Minho, Aveiro, Nova de Lisboa e o Instituto Universitário de Évora.
Atualmente, a UMinho conta com cerca de 20 mil alunos, 57 cursos de licenciatura ou mestrado integrado, mais de 100 cursos de mestrado e mais de 50 de doutoramento que estão divididos entre três campi nas cidades de Braga e Guimarães com um polo de investigação em Famalicão. Em breve, a instituição pretende expandir a sua atuação para Esposende com o MarUminho.